Agricultores familiares da Bahia recebem certificação

Agricultora familiar recebe selo do secretário estadual Jerônimo Rodrigues Souza,
Agricultora familiar recebe selo do secretário estadual Jerônimo Rodrigues Souza,
Agricultora familiar recebe selo do secretário estadual Jerônimo Rodrigues Souza,
Agricultora familiar recebe selo do secretário estadual Jerônimo Rodrigues Souza,

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), realizou, neste domingo (02/12/2018), no Parque de Exposições, a entrega de 10 Selos da Agricultura Familiar. Só no ano de 2018 foram entregues 380 selos. Com essas entregas, o Estado alcança a marca de três mil. A iniciativa, que contou com a presença de dirigentes da SDR, representantes de associações e cooperativas dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, e do senador Jaques Wagner, integra a programação da 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, o maior evento da agricultura familiar do Brasil, que acontece em paralelo à 31ª Fenagro.

“A entrega desse selo de número três mil dá a gente um conforto de que andamos bastante, mas sabendo que temos que duplicar, porque a Bahia não tem só três mil entidades ou produtos da agricultura familiar, com capacidade de ter esse selo, e isso nos impulsiona a fazer muito mais”, declarou o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues.

Renilda Conceição dos Santos, da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Cooperbasul), de Ituberá, que trabalha em parceria com a Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (APBAGI), destacou que é uma grande satisfação receber o selo: “Vai ajudar bastante no desenvolvimento da cooperativa, que conquista o selo para os mais de 17 tipos de polpas de frutas e o sorvete de açaí. Então, vai ser um grande ganho de negócios para os agricultores familiares”.

Durante o encontro, foram lançadas as cartilhas Boas Práticas de Fabricação para a Agroindústria Familiar, que contém os procedimentos operacionais padrão para a higiene e limpeza na agroindústria e a outra da qualidade para o produto final.

Produtos premiados

O Selo da Agricultura Familiar foi entregue ainda à Cooperativa dos Apicultores do Oeste Baiano, que foi uma das entidades selecionadas no Concurso de mel realizado peloCentro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab), durante a Fenagro. O concurso premiou ainda, entre os inscritos, o mel produzido pelas cooperativas dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp) e dos Apicultores de Campo Alegre de Lourdes (Coapical), que já possuem o Selo de Inspeção Federal (SIF).

A farinha de mandioca produzida pela Associação Comunitária Quilombola Bete II, do município de São Gonçalo dos Campos, Território Portal do Sertão, que também recebeu a certificação, foi a 1ª colocada no Concurso de Farinha de Mandioca do Cetab, A representante da associação, Alvanira de Jesus, declarou orgulhosa que foi muito bom ter a farinha produzida por 52 famílias da comunidade ganhando visibilidade: “Nós produzimos farinha de qualidade, orgânica, com amor, em primeiro lugar, e também com cuidado na produção desde o plantio da mandioca até o preparo da farinha. O nosso sonho é termos a uma casa de farinha própria”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112882 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]