Vereador tece críticas ao Governo Municipal de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
José Menezes: Prefeito, observe seus secretários. Sou seu amigo, pois aponto os erros praticados pelo Município.
José Menezes: Prefeito, observe seus secretários. Sou seu amigo, pois aponto os erros praticados pelo Município.

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (28/11/2018), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador José Menezes Santa Rosa (Zé Filé, PROS) chama atenção para valeta que causa acidentes no centro da cidade. O edil fez uso de fotografias para confirmar o fato.

“Aqui está uma valeta aberta pela SMT no cruzamento da J.J. Seabra com a Avenida Getúlio Vargas. Vários carros já colidiram por conta dessa abertura. Cadê Pinheiro, que ainda não tapou esta valeta? No centro da cidade isso vem acontecendo com frequência. Aconselho as pessoas que estão no prejuízo, que entrem com ação contra o Município para que sejam ressarcidas. O prejuízo é para sair do bolso do prefeito e dos secretários e não dos pais de família”, pontuou Filé.

E continuou. “Será que o prefeito e o secretário ainda não viram isso? O líder do Governo também não viu? Veja isso Lulinha, ligue para o secretário e peça para resolver esse problema. O secretário é até gente boa, mas já está cansado, precisa se aposentar. Prefeito, observe seus secretários. Sou seu amigo, pois aponto os erros praticados pelo Município. Ainda vou me candidatar a deputado federal para cobrar estas obras que estão paradas, mas enquanto vereador, vou cumprir minha obrigação de fiscalizar as ações do Município”, disse.

Em aparte, o presidente da Casa, vereador José Carneiro Rocha (PSDB) ressaltou que Filé é vereador de uma das maiores cidades do país e pode levantar a voz para fazer críticas até mesmo aos governos Estadual e Federal.

De volta com a palavra, Zé Filé disse não ter como chegar ao Governo Federal e Estadual. “Mas, fui eleito legitimamente como vereador e tenho obrigação de cobrar as obras do Município. Por exemplo, essas empresas que ganham licitação apenas para realizar obras e as abandonam, como a da passarela Conceição Lobo. Ela não está fazendo apenas aquela obra não, está em outras espalhadas pelo Município. Não entendo como isso pode acontecer”, observou.

Novamente em aparte, o presidente José Carneiro afirmou que qualquer empresa que tenha a documentação legal está apta para realizar a obra. “Porém, existem as obras que dão prejuízo, então as empresas abandonam e isso prejudica o Município e a população. Nestes casos, o Executivo precisa adotar providências”, disse.

No uso da palavra, Zé Filé afirmou que o jurídico do Município está falhando. “Poderia inserir no edital alguma punição para esse tipo de atitude. Qual a punição que esta empresa teve? Nenhuma e vai fazer disso uma prática. Claro que o jurídico poderia fazer mudanças no contrato. Sei bem que a empresa recebe uma parte do pagamento e depois abandona a obra. Ou seja, sai lucrando, pois não tem punição para estas atitudes”, avaliou.

Também em aparte, o líder governista, vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha, DEM), argumentou que já foi explicado como acontece o processo de licitação. “Qualquer pessoa pode participar e a empresa que coloca o menor preço é quem vence. Mas, a Prefeitura só paga o que foi feito, há medição para isso. Quando há o abandono da obra, outra empresa é convocada”, explicou.

Para finalizar, Filé retrucou. “Então, a punição para estas empresas é ganhar licitação e abandonar obras e de novo vencer outra licitação. É assim que está funcionando. O jurídico está sem competência”, findou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113753 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]