Sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana celebra os 50 anos da Receita Federal

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Câmara Municipal realiza sessão solene em comemoração ao aniversário de 50 anos da Receita Federal.
Câmara Municipal realiza sessão solene em comemoração ao aniversário de 50 anos da Receita Federal.
Câmara Municipal realiza sessão solene em comemoração ao aniversário de 50 anos da Receita Federal.
Câmara Municipal realiza sessão solene em comemoração ao aniversário de 50 anos da Receita Federal.

O aniversário de 50 anos da Receita Federal do Brasil foi celebrado com uma sessão solene, realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana na manhã desta quinta-feira (22/11/2018). A iniciativa foi do presidente do Legislativo feirense, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), que fez agradecimentos e pontou algumas atividades exercidas pela instituição. O evento foi prestigiado por autoridades e lideranças políticas e empresariais.

O presidente da Câmara Municipal conduziu a sessão compondo a mesa ao lado do secretário Municipal da Fazenda Expedito Campondonio Eloy, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho; o comandante do 35º Batalhão de Infantaria Jonilson Teixeira; o superintendente adjunto da Receita Federal 5ª Região Fiscal Demian Moreira Fagundes e o delegado da Receita Federal de Feira de Santana, Samuel Pereira de Almeida.

“Em 1934 existiam três departamentos para atender a população. Cada um contava com sua própria fiscalização. Havia desperdício de espaço físico, material e pessoal. Em 20 de novembro de 1968 os departamentos se unificaram”, afirmou José Carneiro. Ele destacou que a Receita Federal tem como responsabilidade cuidar dos tributos, fiscalizar eventuais sonegações e combater contrabandos, dentre outras atribuições.

Segundo o presidente do Legislativo feirense, a Receita Federal hoje se destaca no quesito tecnologia. “Foi um dos primeiros órgãos a usar a internet no seu sistema, o que facilitou bastante a vida das pessoas que precisam do seu serviço”, enfatizou, acrescentando que são 50 anos de exemplo e competência, excelência, seriedade e compromisso e respeito. “Parabéns a todos que tornam a Receita Federal uma instituição de respeito”, frisou.

Ao saudar os presentes, o delegado da Receita Federal de Feira de Santana, Samuel Pereira de Almeida, expressou a alegria em festejar o aniversário da instituição e explanou um pouco sobre a história de fundação e a atuação da mesma. “Quero agradecer a esta Casa e a todos que aqui estão presentes. Quero também agradecer e reverenciar todos os delegados que me antecederam”, disse. Ele parabenizou a sua equipe, “ que trabalha duro e dar o seu melhor”.

Samuel lembrou que em 2007 a Receita Federal passou a administrar as contribuições previdenciárias, fusão entre a Secretaria de Receita Federal e Secretaria da Receita Previdenciária, passando a a ser denominada. “Desde essa data temos atuação de destaque na arrecadação e fiscalização das contribuições”, observou, destacando a importância da instituição para a manutenção do Estado brasileiro.

“Protegemos nossas indústrias e facilitamos as ações no comércio exterior. Tenho orgulho em dizer que nosso sistema de administração serviu como base para outro país. Somos o primeiro país a ter a declaração de imposto de renda de pessoas físicas transmitidas exclusivamente pela internet. Disponibilizamos serviços na plataforma digital, evitando o deslocamento do contribuinte até a Receita Federal”, elencou o delegado.

O superintendente adjunto da Receita Federal, Demian Moreira Fagundes, cumprimentou os presentes e homenageou os servidores aposentados que ajudaram a construir a história da delegacia da Receita Federal de Feira de Santana. “A Receita Federal trouxe a marca da modernidade. Uma organização que busca continuamente o aprimoramento e a ima de tudo servir o nosso país”, disse.

Demian Fagundes enfatizou que a instituição é responsável pelo gerenciamento do Cadastro de Pessoa Física, que conta com mais de 190 milhões de inscritos. “Esse ano recebemos em um único dia mais de 3 milhões e meio de declarações de imposto de renda. Atuamos de forma eficiente no combate à sonegação e tráfico. Celebrar 50 anos é o momento propício para olhar para o passado e a partir daí olhar o futuro”, comemorou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121615 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.