Secretaria de Comunicação da Bahia debate ‘compliance’ no serviço público

Luana Lourenço, graduada em Direito e mestranda em Compliance pela IMF Business School. Também é associada ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), do capítulo Rio de Janeiro.

Luana Lourenço, graduada em Direito e mestranda em Compliance pela IMF Business School. Também é associada ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), do capítulo Rio de Janeiro.

A discussão sobre modelos de transparência no serviço público é o objetivo da palestra “Compliance e Cultura Ética Organizacional” que será realizada nesta quarta-feira (21/11/2018), às 9h, no auditório da Secretaria Estadual da Educação, no Centro Administrativo da Bahia, na 5ª Avenida, nº 550, em Salvador.

Evento promovido pela Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), destinado ao público interno e ao mercado de comunicação, a palestra será proferida pela professora convidada da pós-graduação da Universidade Católica de Salvador (UCSal), Luana Lourenço, graduada em Direito e mestranda em Compliance pela IMF Business School. Também é associada ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), do capítulo Rio de Janeiro

Conceito

Nos âmbitos institucional e corporativo, compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).