Secretaria de Comunicação da Bahia debate ‘compliance’ no serviço público

Luana Lourenço, graduada em Direito e mestranda em Compliance pela IMF Business School. Também é associada ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), do capítulo Rio de Janeiro.
Luana Lourenço, graduada em Direito e mestranda em Compliance pela IMF Business School. Também é associada ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), do capítulo Rio de Janeiro.

A discussão sobre modelos de transparência no serviço público é o objetivo da palestra “Compliance e Cultura Ética Organizacional” que será realizada nesta quarta-feira (21/11/2018), às 9h, no auditório da Secretaria Estadual da Educação, no Centro Administrativo da Bahia, na 5ª Avenida, nº 550, em Salvador.

Evento promovido pela Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), destinado ao público interno e ao mercado de comunicação, a palestra será proferida pela professora convidada da pós-graduação da Universidade Católica de Salvador (UCSal), Luana Lourenço, graduada em Direito e mestranda em Compliance pela IMF Business School. Também é associada ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), do capítulo Rio de Janeiro

Conceito

Nos âmbitos institucional e corporativo, compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9994 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).