Romance histórico que narra disputa entre Castro Alves e Ruy Barbosa será lançado pela Caramurê no Shopping Barra em Salvador

Capa do Livro 'O Borbulhar do Gênio'.
Capa do Livro 'O Borbulhar do Gênio'.
Capa do Livro 'O Borbulhar do Gênio'.
Capa do Livro ‘O Borbulhar do Gênio’.

Mesmo com a popularização dos romances históricos, nunca ninguém tinha pensado antes em ter como protagonistas duas personalidades tão importantes como os baianos Castro Alves e Ruy Barbosa. O livro, O Borbulhar do Gênio, a ser lançado no dia (28/11/2018), a partir das 18:30 horas, pela Caramurê no Shopping Barra, propõe uma disputa que, segundo o autor Saulo Dourado, haveria entre os baianos ilustres. Ao buscar os registros sobre a relação entre os dois baianos, Saulo notou uma coincidência: ambos conviveram por mais de uma década, em encontros e desencontros pelo Brasil, percorrendo salas de aulas, teatro e agremiações abolicionistas. Seria uma amizade ou um duelo íntimo? Só a ficção, hoje, poderia responder.

Os dois foram opostos: Ruy era tímido, magro, pequeno, com uma cabeça desproporcional ao restante do corpo e severamente estudioso. Castro Alves era belo, sedutor, um poeta precoce e que preferia passear a assistir a qualquer aula de Direito. Enquanto Ruy se hospedava em monastério, Castro Alves dividia casa com mulheres, e já aos dezessete anos morava com Eugênia Câmara, uma das maiores atrizes da época. “Eu comecei a me perguntar: como deve ter sido para Ruy Barbosa, uma figura destinada desde criança a ser excepcional, conviver com um poeta que era um verdadeiro astro? ”, diz Dourado. “Foi assim que nasceu o romance”.

O livro conta com a orelha do historiador Daniel Rebouças, que se encanta com a reconstrução fiel da cidade de Salvador da década de 1860, com seu Teatro São João, suas freguesias, suas ruas esburacadas e uma divisão brutal da sociedade. Inscreve: “Para todas as paixões e os sentimentos da História, tem-se a Literatura”. O prefácio é assinado pela escritora e psicanalista Maria Rita Kehl, cuja leitura vê origens nítidas do Brasil de agora naquele século XIX, e analisa o estilo do autor como uma “combinação de seriedade e leveza que caracteriza sua escrita é rara, sobretudo entre autores jovens. ”

Sobre o Autor

Saulo pertence a uma nova safra de autores baianos que vem se despontando, tanto a nível de crítica como público. “Desde o dia que tive a primeira conversa com Saulo percebi o seu carisma. Quando li o Mailon, o cão que late para o espelho, que publiquei pelo selo FB Publicações, vi que se tratava de um talento” comenta o editor da Caramurê Publicações, Fernando Oberlaender.

O autor já publicou o livro de contos O Mar e Seus Descontentes e O Autor do Leão (FB Publicações 2016), além de infantis e infanto-juvenis como; Mailo, o cão que late para o espelho (FB Publicações 2016) e ‘Ama’ é uma conexão discada (FB Publicações 2017). Foi colunista de ficção do suplemento ‘à Tardinha’, do Jornal A Tarde, e vencedor dos prémios literários Ferreira de Castro e Correntes d’Escrita, na categoria “jovem autor”, ambos realizados em Portugal. Mestre em Filosofia, ensina em colégios e universidade. O Borbulhar do Gênio é seu primeiro romance.

 Agenda

O que: Lançamento do romance ‘O Borbulhar do Gênio’ de Saulo Dourado

Quando: 28 de Novembro, das 18:30 às 22 horas

Onde: 3º piso do Shopping Barra, ao lado do Banco do Brasil

Endereço: Avenida Centenário, 2992 – Chame-Chame (Salvador)

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115131 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.