Papa Francisco aceita renúncia e nomeia dom Dario Campos governador pastoral da Arquidiocese de Vitória

Arcebispo de Vitória, dom Dario Campos.
Arcebispo de Vitória, dom Dario Campos.
Arcebispo de Vitória, dom Dario Campos.
Arcebispo de Vitória, dom Dario Campos.

Nesta quarta-feira (07/11/2018), o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Vitória (ES), apresentada por dom Luiz Mancilha Vilela, SS.CC., e nomeou arcebispo de Vitória, dom Dario Campos, O.F.M., até agora Bispo de Cachoeiro de Itapemirim.

Dom Dario Campos nasceu em 9 de junho de 1948, em Castelo (ES), Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo. Completou os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Franciscano de Petrópolis. Depois, fez o curso de Pedagogia na Faculdade Dom Bosco de São João del Rei (MG).

Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores, em 10 de fevereiro de 1975, e foi ordenado sacerdote, em 8 de dezembro de 1977.

Dentro da Ordem, desempenhou os seguintes cargos: Guardião do Convento “São Bernardino e São Francisco das Chagas”, em Belo Horizonte, Definidor, Secretário provincial, Vice-provincial, Mestre de Noviços, Mestre e Formador de seminaristas do curso de Filosofia, Diretor do Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte, Visitador-geral em algumas províncias franciscanas no Brasil, Ministro Provincial da Santa Cruz, em Belo Horizonte, Presidente da Conferência das Províncias Franciscanas do Brasil, e Promotor vocacional. Além disso, foi Vigário de São Dimas, em Belo Horizonte.

Em 5 de julho do ano 2000, foi nomeado Bispo coadjutor de Araçuaí (MG) e recebeu a ordenação episcopal em 26 de setembro do mesmo ano. Em 8 de agosto de 2001, tornou-se Ordinário dessa diocese.

Em 23 de junho de 2004, foi transferido para a Diocese de Leopoldina. Em 27 de abril de 2011, foi nomeado Bispo de Cachoeiro de Itapemirim.

No âmbito do Regional Leste 2 da CNBB, foi membro do Conselho Episcopal, Responsável pelo Setor Vocações e Ministérios e do acompanhamento de Sacerdotes.

*Com informações do Vaticano News.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.