Médico César Kelly é homenageado na Câmara Municipal de Feira de Santana

César Kelly recebe Comenda Dr. Gastão Guimarães na Câmara Municipal. Homenagem é de autoria da vereadora Aldney Bastos (Neinha).César Kelly recebe Comenda Dr. Gastão Guimarães na Câmara Municipal. Homenagem é de autoria da vereadora Aldney Bastos (Neinha).


César Kelly recebe Comenda Dr. Gastão Guimarães na Câmara Municipal. Homenagem é de autoria da vereadora Aldney Bastos (Neinha).

César Kelly recebe Comenda Dr. Gastão Guimarães na Câmara Municipal. Homenagem é de autoria da vereadora Aldney Bastos (Neinha).

Ele é colombiano nascido na cidade de Medellin, onde cursou Medicina antes de vir para o Brasil, ser naturalizado brasileiro, baiano e feirense, de fato e por direito concedido pela Câmara Municipal de Feira de Santana. A história de vida do médico Cesar Kelly Villafuerte Velez, que se tornou referência internacional em cirurgia reparadora teve mais um capítulo escrito na noite desta quinta-feira (29/11/2018), quando recebeu a Comenda Dr. Gastão Guimarães.

E foi exatamente falando do médico e educador que deixou lições de ética e honestidade que o novo comendador iniciou o discurso de agradecimento pela honraria recebida. Ele contou a própria história, construída com referências de caráter e respeito ao próximo. Falou de grandes mestres que contribuíram para a construção de sua carreira de cirurgião plástico, destacando os nomes de Ewaldo, em Medellin, e Ivo Pitangui, no Rio de Janeiro.

Citando datas especiais vividas, César Kelly lembrou a conclusão da graduação, o momento que conquistou a naturalização brasileira e quando recebeu o Título de Cidadão Feirense. Na cidade, passou por todos os hospitais, mas com Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) tem uma relação especial. “Foi na Santa Casa de Misericórdia que eu me apaixonei de fato pela Medicina”, confessou, desejando que Feira de Santana ainda se torne residência médica em tratamento de traumas queimados.

“Nas palestras que eu faço no Brasil e no exterior, sempre faço referência a Feira de Santana”, disse o idealizador dos mutirões de cirurgias reparadoras e das jornadas científicas na área, que dedicou a comenda recebida à família, em especial os pais, a mulher e os quatro filhos. “Sinto-me supervalorizado, completo”, afirmou César Kelly, agradecendo também à família brasileira que conquistou.

Autora da homenagem, a vereadora Aldney Bastos Marques (Neinha) ressaltou as qualidades humanistas do homenageado, relacionou os diversos hospitais nos quais já atuou em Feira de Santana e na Bahia e destacou o trabalho na reparação de mama para mulheres carentes. A primeira vez que ouviu falar do cirurgião foi no salão de beleza onde era manicure. Alguém revelou que foi preciso uma ‘vaquinha’ para fazer a cirurgia de reparação mamária. “Mas, o médico não recebeu o dinheiro”, contou.

A vereadora agradeceu a atuação do médico Cesar Kelly em nome das mulheres feirenses e revelou que a sua mãe também passou por uma cirurgia plástica. “A cirurgia reparadora devolve a autoestima da mulher”, atestou Neinha, que parabenizou o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho por tem implantado o programa de cirurgias reparadoras acessíveis as pessoas carentes. O reconhecimento ao trabalho de Kelly, segundo ela, foi demonstrado pela aprovação unânime da concessão da comenda.

A Mesa de Honra da sessão foi composta, além do presidente da Casa, vereador José Carneiro Rocha, por Paulo Aquino, secretário municipal de Governo e ex-vereador, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho, além do homenageado e sua esposa Valéria Karina Marques. Presentes ainda familiares, inclusive os pais, amigos e pacientes do médico César Kelly.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]