Lançada a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária; Produtos ganham destaque pela elevada qualidade alimentícia

Secretário estadual Jerônimo Rodrigues destacou investimento do Governo Rui Costa na valorização da Agricultura Familiar.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues destacou investimento do Governo Rui Costa na valorização da Agricultura Familiar.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues destacou investimento do Governo Rui Costa na valorização da Agricultura Familiar.
Secretário estadual Jerônimo Rodrigues destacou investimento do Governo Rui Costa na valorização da Agricultura Familiar.

A 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi lançada, oficialmente, nesta quinta-feira (22/11/2018), em almoço com a imprensa. O evento começa neste sábado (24), em paralelo à 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador, e segue até domingo (02).

A feira é promovida pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, afirmou que a feira revela a cultura baiana: “Mais uma vez, fechamos o ano mostrando ao público o resultado do nosso trabalho durante todo o ano. É o fechamento daquilo que executamos nesses meses nos diversos territórios. Estamos apresentamos a agricultura familiar como potencial de negócio, de geração de renda”.

Entre as novidades do maior evento da agricultura familiar do estado da Bahia estão a Cerveja de Licuri, Iogurte de Café, Picolés de Frutas do Cerrado, Queijos de Leite de Cabra defumado e ao vinho, Banana Chips e Flocão de Milho não transgênico, além de uma Cafeteria e uma Chocolateria.

O diretor da Accoba (Associação de Caprinos e Ovinos da Bahia) e coordenador geral da Fenagro, Almir Lins, destacou que a Fenagro traz as atrações tradicionais, com os criadores e expositores de animais, julgamentos, leilões, além do lazer para a família e as crianças, com o parque infantil, a arena e a Feira da Agricultura Familiar: “Mais uma vez, a feira marca forte presença para atrair o público e muitas famílias que vem para adquirir e consumir os produtos da fazenda, como carne de sol, de bode e carneiro, então, essa parte de lazer é muito forte”.

Nesta edição, a feira traz como tema a Mulher Rural, que vem dando cara e forma para um rural mais humano, inclusivo e produtivo. São 270 empreendimentos, entre cooperativas e associações dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, que comercializarão mais de dois mil produtos nos “Armazéns da Agricultura Familiar”.

Os visitantes contarão com uma Praça Gastronômica com culinária trabalhada pela agricultura familiar de 22 regiões da Bahia, a Cozinha Show: Sabores e Saberes da Agricultura Familiar, onde chefs de cozinhas renomados e agricultores familiares farão uma interação entre a gastronomia e a origem dos alimentos, Espaço de Tecnologias Sociais, onde 30 organizações sociais vão mostrar os avanços tecnológicos na área da produção, agroindústria e comercialização da agricultura familiar.

Além da comercialização de produtos, serão realizados seminários, oficinas, simpósios, workshops, reuniões técnicas, para um público de 4 mil pessoas.

Para o Secretário de Turismo, José Alves, é uma satisfação participar do evento: “Dia 29 é o Dia Internacional do Turismo e vamos comemorar na abertura oficial no domingo (25), nesse evento que é a junção do agronegócio com a agricultura familiar da Bahia”.

Agenda

Local: Parque de Exposições de Salvador

Período: 24 de novembro a 02 de dezembro de 2018

Horário de funcionamento: das 8h às 22h

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108736 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]