Faremos “tudo o que for legal” para extradição de Cesare Battisti, diz Jair Bolsonaro presidente eleito

José Luiz Datena entrevista presidente eleito Jair Bolsonaro.
José Luiz Datena entrevista presidente eleito Jair Bolsonaro.
José Luiz Datena entrevista presidente eleito Jair Bolsonaro.
José Luiz Datena entrevista presidente eleito Jair Bolsonaro.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse hoje (06/11/2018) que, da parte dele, o italiano Cesare Battisti, 63 anos, voltará para a Itália. “Tudo o que for legal, da minha parte, nós faremos para devolver esse terrorista para a Itália”, disse o presidente em entrevista, na noite desta segunda-feira, a José Luiz Datena, da TV Bandeirantes. Segundo Bolsonaro, isso foi o que disse ao embaixador da Itália, Antonio Bernardini, durante encontro pela manhã.

Condenado na Itália por terrorismo e quatro assassinatos, Battisti vive em São Paulo. Em dezembro de 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou a extradição de Battisti, em decisão no último dia do mandato do petista.

Durante a campanha, Bolsonaro disse que pretendia extraditá-lo, como deseja o governo da Itália.

“O caso Batistti é muito claro. A Itália está pedindo a extradição. O caso está sendo discutido agora no Supremo Tribunal Federal. Esperamos que o Supremo tome uma decisão no tempo mais curto possível”, disse o embaixador.

Jair Bolsonaro concede entrevista para José Luiz Datena, da TV Band – Reprodução/TV Band/Direitos Reservados
Após a vitória de Bolsonaro, o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) disse que o presidente eleito mantém a determinação em favor da extradição de Battisti. No fim de semana, o italiano disse que confia nas instituições brasileiras.

Conversa

No encontro com Bolsonaro, o embaixador entregou uma carta enviada pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella. O diplomata lembrou que Bolsonaro é de origem italiana e que ambos tiveram uma conversa “muito simpática”.

“Nós temos uma presença no Brasil que é histórica. Claro que a perspectiva para o futuro é aumentar essa presença italiana no Brasil”, disse o embaixador.

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109866 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]