Fabrício Castro é o novo presidente da OAB Bahia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Conselheiro federal da OAB, Fabrício Castro.
O advogado Fabrício Castro, da chapa Avança OAB 86, foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA).

O advogado Fabrício Castro, da chapa Avança OAB 86, foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA). A eleição aconteceu nesta quarta-feira (21/11/2018), em Salvador e outras 40 cidades baianas. Na capital, foram cinco locais de votação.

Fabrício conquistou 13.643 votos, o equivalente a 63,1% dos votos válidos, e superou o candidato Gamil Foppel, que representava o grupo Renova OAB, e somou 8.176 votos, ou 36,9% dos votos válidos. A nova Diretoria tomará posse no dia 1º de janeiro, para liderar a OAB-BA pelos próximos três anos. Fabrício terá como vice-presidente Ana Patrícia Dantas Leão. Também compõem a Diretoria Marilda Sampaio, secretária-geral, Mauricio Leahy, secretário-geral adjunto, e Hermes Hilarião, tesoureiro.

Logo após ter a confirmação da vitória, Fabrício agradeceu o empenho de toda a equipe. “Vocês tiveram nessa campanha uma participação importantíssima, cada um a seu modo deu a sua contribuição e a gente foi construindo a nossa vitória no dia a dia, de pouquinho em pouquinho, pisando no chão com muita humildade. Em momento nenhum nós cantamos vitória. Sabíamos da nossa força, mas sempre fomos humildes porque a gente acredita no trabalho”, afirmou.

A vice-presidente Ana Patrícia Dantas Leão ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelas mulheres na OAB-BA ao longo dos últimos anos e destacou que o próximo Conselho Seccional terá 50% de advogadas. “Nós somos decentes, temos trabalho e essa chapa tem paridade”, disse.

“É um momento de muita alegria e esperança. Alegria de perceber que houve o reconhecimento do nosso trabalho, especialmente da jovem advocacia, e esperança de que vamos corresponder o resultado das urnas com muito trabalho. Tenho certeza que o grupo Avança OAB fará uma grande gestão”, afirmou Hermes Hilarião.

Mauricio Leahy destacou a força do grupo que compõe a chapa Avança OAB e o potencial agregador de Fabrício. Vamos continuar no projeto para buscar as melhorias e as conquistas para a advocacia. “Fico muito feliz em participar desse grupo e entendo que a união fez com que houvesse a participação efetiva da classe, tanto da capital como do interior, que acreditou nas nossas propostas, pois elas nasceram de um grupo que quer trabalhar e apresentar o melhor para a advocacia”.

Marilda Sampaio agradeceu à advocacia do interior por também ter apoiado esse projeto. “Vamos todos juntos com Fabrício de mãos dadas, calçando as sandálias da humildade servir à advocacia, avançando cada vez mais nas nossas conquistas, honrando cada voto que recebemos com muito trabalho”.

Para o atual presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, a eleição de Fabrício representa o reconhecimento da classe às conquistas que vêm sendo implementadas na instituição desde 2013. “Essa é a resposta das advogadas e dos advogados do nosso estado ao nosso trabalho. Um reconhecimento àqueles que estão aqui para servir e não se servir. É por isso que temos que continuar agradecendo e trabalhando pela classe”, concluiu.

Perfil

Fabrício Castro é bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1997. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Bahia. Conselheiro da OAB da Bahia, nos triênios 2007/2009 e 2010/2012. Vice-presidente da OAB-BA, 2013/2015. Vice-presidente do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados (CESA/BA), 2011 a 2012. Atualmente exerce o cargo de conselheiro federal da OAB, triênio 2016/2018.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 10096 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).