

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) comemora os 20 anos de criação do Curso de Farmácia, e os 5 anos de implantação do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, nesta quinta-feira (08/11/2018) com a palestra ‘Perfil do farmacêutico no Brasil e as novas DCN’, ministrada pelo professor doutor William Peres, que possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas, Doutorado em Ciências Biológicas (Universidade de León-Espanha), membro do Conselho Federal de Farmácia e Presidente da Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia. O evento, programado para o auditório 6, localizado no módulo 7 do campus universitário, vai contar ainda com lançamento de livros e apresentações musicais.
O curso de Farmácia, modalidade Bacharelado, foi criado em 2 de outubro de 1998, com oferta de 30 vagas por ano e regime de ingresso anual, mas será semestralizado a partir do semestre 2020.1. O farmacêutico egresso da Uefs está apto ao exercício de atividades referentes aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. De 2003, ano em que foi formada a primeira turma, até 2017 foram graduados 270 farmacêuticos, que estão trabalhando nas diversas áreas da Farmácia. A última avaliação do ENADE (2016) teve conceito 4,0.
Pós-graduação
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas conta com uma única área de concentração, com característica multidisciplinar: ciências farmacêuticas. Visa formar recursos humanos qualificados, com capacidade para atender as demandas relativas ao crescimento sustentável da região Nordeste, através do desenvolvimento de novos produtos e de novas tecnologias com aplicação na indústria farmacêutica e de alimentos. O Programa possui duas linhas de pesquisa: Produtos Naturais, que visa atuar na pesquisa de produtos naturais encontrados na região Nordeste do Brasil; Alimentos de interesse farmacêutico que tem como objetivos a pesquisa e desenvolvimento de alimentos funcionais e nutracêuticos; pesquisa e desenvolvimento de alimentos ou bebidas de interesse farmacêutico e alimentos ou bebidas produzidas por fermentação. Neste período de cinco anos do curso, foram formados 22 mestres.
Confira a programação:
14 horas – Momento musical
Das 14:30 às 15:10 horas – Palestra ‘Perfil do farmacêutico no Brasil e as novas DCN’
Palestrante: Prof. Dr. William Peres
Das 15:10 às 15:30 horas – Apresentação musical dos estudantes de Farmácia
Das 15:30 às 15:40 horas – Lançamento de livros
– Práticas Integrativas e complementares de Saúde no Semiárido Baiano: utopia ou realidade? Coletânea organizada pelas professoras Luciane Cristina Feltrin de Oliveira e Maria Angela Alves do Nascimento
– Reforma Sanitária Brasileira e Políticas farmacêuticas, de autoria da professora Tatiane de Oliveira Silva Alencar
Das 15:40 às 16 horas – Apresentação musical dos estudantes de Farmácia
16 horas – Apresentação do coral da UEFS
16:20 horas – Mesa solene e Sessão de homenagens
16:50 horas – Mostra de vídeo do curso
17 horas – Encerramento com coquetel