Bahia: Presidentes e representantes da OAB Jovem apoiam Fabrício Castro em manifesto

Membros da 'Chapa Avança OAB’ comemoram registro da chapa liderada por Fabrício Castro.
Membros da 'Chapa Avança OAB’ comemoram registro da chapa liderada por Fabrício Castro.
Membros da 'Chapa Avança OAB’ comemoram registro da chapa liderada por Fabrício Castro.
Membros da ‘Chapa Avança OAB’ comemoram registro da chapa liderada por Fabrício Castro.

“Foi-se o tempo em que a jovem advocacia era escanteada”. Com essa frase, presidentes e representantes da OAB Jovem de municípios das mais diversas regiões baianas abrem o manifesto em apoio ao líder da chapa Avança OAB, Fabrício Castro. Publicado nos perfis desses profissionais nas redes sociais, o texto também reconhece as ações e o empenho do atual mandatário da Ordem, Luiz Viana, para estimular a participação e ampliar a representatividade desse segmento, desde que assumiu a gestão da instituição, em 2013.

De acordo com o documento, ficou para trás o tempo em que o profissional em início de carreira só era lembrado pela seccional “no momento da cobrança de sua anuidade”. O marco da mudança, conforme o manifesto, foi a criação do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia. Entre as propostas apresentadas a partir dessa iniciativa, o texto destaca o estudo que estabelece o piso salarial para a categoria, cuja aprovação foi defendida no Conselho Seccional, para posterior encaminhamento do projeto ao Legislativo pelo governador da Bahia.

O manifesto ainda assinala que a OAB Jovem foi responsável pelos programas de desconto progressivo nas anuidades dos profissionais com até cinco anos de inscrição e nas taxas para abertura de sociedades compostas exclusivamente por jovens, além da oferta de cursos gratuitos para capacitação e estímulo ao empreendedorismo. Outra conquista importante foi o fim da cláusula de barreira, que impedia a participação efetiva desse segmento nas eleições da OAB, restando agora a submissão ao Congresso Nacional da proposta de alteração do Estatuto da Advocacia.

Além do trabalho de interiorização das ações do Conselho da Jovem Advocacia, o manifesto aborda o papel desse grupo na formação de novos líderes, o que se reflete na chapa Avança OAB, com Hermes Hilarião, na composição da diretoria seccional, René Viana e Marcelo Araújo, na diretoria da CAAB, assim como Joeline Araújo, Lara Soares, Leonardo Nunez Campos e Roberto Cal, no conselho seccional.

O manifesto ganhou a adesão de presidentes e representantes da OAB Jovem de Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Coaraci, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Guanambi, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]