Vereador solicita a instalação de subprefeituras em distritos de Feira de Santana

José Marques (Zé Curuca): as reclamações são muitas nesses locais.
José Marques (Zé Curuca): as reclamações são muitas nesses locais.
José Marques (Zé Curuca): as reclamações são muitas nesses locais.
José Marques (Zé Curuca): as reclamações são muitas nesses locais.

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta terça-feira (30/10/2018), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil José Marques de Messias (Zé Curuca, DEM) disse corroborar com o discurso do colega Edvaldo Lima (PP), que sugere a criação de subprefeituras para os distritos de Feira de Santana.

“No dia de ontem [29] ouvi atentamente o pronunciamento do meu colega Edvaldo Lima sobre a criação de subprefeituras nos distritos de Feira, que repercutiu muito nas rádios da cidade hoje. Parabéns a Edvaldo pelo discurso. Já dei entrada nesta casa em uma indicação com o mesmo objetivo, solicitando mais as subprefeituras nos bairros da cidade, pois as reclamações são muitas nesses locais”, pontuou Zé Curuca.

E continuou. “Humildes é o maior distrito hoje com porte de cidade; têm dois vereadores que moram nele. Tive mais de 4 mil votos só em Humildes. Os dois vereadores têm mesmo que lutar pelo seu crescimento. Sei que os candidatos do PT tiveram boa votação nos distritos, mas nós fizemos nossa parte pedindo votos para Ronaldo e seus candidatos. Hoje, as estradas não estão piores porque conseguimos uma máquina patrol com a ajuda do deputado Zé Nunes. E os distritos que não têm? Peço atenção do nosso prefeito para que faça a transferência da Prefeitura para os distritos, assim ficamos mais perto do povo”, pediu.

Curuca lembrou que os vereadores são muito cobrados quando estão nos distritos. “Sei que muitos colegas têm trabalho realizado em distritos e são cobrados pelos moradores. Não posso chegar às comunidades que as pessoas me cobram a troca de lâmpadas, por exemplo. E quando o serviço não é prestado, elas culpam os vereadores, mas não temos culpa porque pedimos a prestação dos serviços. A zona rural hoje está carente, mas estamos fazendo nossa parte”, observou.

Em aparte, o edil Edvaldo Lima (PP) lembrou que essa mesma indicação foi feita também em 2013, porém não atendida. “Precisamos resolver essa situação. Essa é uma preocupação nossa e deve ser também do Executivo. Isso facilitará na solução dos problemas das localidades. Vamos lutar para que o prefeito Colbert possa atender ao nosso pedido e estender o braço para os distritos”, disse.

De volta com a palavra, Zé Curuca afirmou que o deputado José Nunes destinará emendas para a construção de uma praça de alimentação no Distrito de Humildes. Que bom que temos a ajuda de deputados.  Vale lembrar que as subprefeituras não vão gerar custo porque já há toda a estrutura do administrador”, lembrou.

Também em aparte, o vereador José Menezes Santa Rosa (Zé Filé, PROS) afirmou que quando não havia a cobrança da taxa de iluminação pública em Humildes, as queixas em relação à lâmpadas queimadas era bem menor. “A culpa é desse governo que aí está”, disse.

Para finalizar, Zé Curuca chamou a atenção da Secretaria de Serviços Públicos para atender aos pedidos de troca de lâmpadas em Humildes. “Não pode ir apenas um carro, tem que ir dois ou três. Chamo atenção de Colbert para acordar para a vida. Nós precisamos da ajuda do Executivo. Isso é um desabafo”, findou.

Luiz Augusto defende Governo Municipal

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (30), na Câmara Municipal, o vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha, DEM) discordou do colega Zé Curuca (DEM), que pediu para o prefeito Colbert Martins “acordar para a vida”. Segundo o líder governista, o chefe do Executivo trabalha muito para o bem estar dos moradores de Feira de Santana e distritos.

“Todos os vereadores têm audiência com o prefeito, momento em que podem fazer suas indicações. O prefeito tem realizado reforma de praças e escolas nos distritos. Atender a oito distritos ao mesmo tempo é impossível, sem contar que muitas vezes os próprios moradores quebram as lâmpadas e, como o Executivo precisa atender aos oito, não tem como realizar a troca de forma eficiente. Não podemos dizer que o prefeito Colbert não está acordado. Ele está trabalhando e preocupado em dá um suporte maior aos distritos. Sem contar que a Prefeitura colabora com a realização das festas dos distritos”, defendeu Lulinha.

O líder lembrou mais que o chefe do Executivo se encontra em Brasília. “Buscando recursos para a nossa cidade. Fez um empréstimo de R$ 30 milhões para a compra de maquinário e a realização de investimentos, principalmente para a zona rural de Feira de Santana. Passamos por um momento crítico, que foi a condição das estradas, mas já foi solucionado”, lembrou.

Para finalizar, Lulinha criticou indicação feita ao Governo do Estado e até o momento não atendida. “Em 2016 fiz a indicação de uma rede de extensão de água em Ipuaçu e até o momento o Estado não fez”, findou.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.