Orquestra Sisaleira realiza concerto e exposição fotográfica em Retirolândia

Integrantes da primeira orquestra formada por instrumentos construídos com Sisal.
Integrantes da primeira orquestra formada por instrumentos construídos com Sisal.
Integrantes da primeira orquestra formada por instrumentos construídos com Sisal.
Integrantes da primeira orquestra formada por instrumentos construídos com Sisal.

A primeira orquestra formada por instrumentos construídos com Sisal está em turnê pelo território com apresentações gratuitas. Nesta quarta-feira (03/10/2018), a partir das 19:30 horas, acontecerá um concerto no Centro de Educação Santo Antônio (CESA), na cidade de Retirolândia. Com repertório musical autoral, os músicos apresentam a cultura sisaleira nas composições, valorizando e difundindo a história do seu povo. Junto à realização de cada concerto, será montada uma exposição fotográfica que retrata a cultura, a paisagem e a vida do homem sisaleiro.

Os concertos musicais desta turnê serão realizados em espaços culturais de acesso gratuito ao público como, tais como centros culturais, teatros, escolas ou repartições públicas. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

O projeto teve início através de oficinas de luteria (arte de construção de instrumentos musicais), de foram construídos violões, rabecas, cavaquinhos, ukulelês e violinhas, todos com a madeira do sisal. Ao todo serão dez cidades contempladas com a circulação de concertos da Orquestra Sisaleira e uma exposição fotográfica: Cultura, Paisagem e Vida no Sisal, através do fotógrafo Robson Di Almeida, totalizando 50% de todo Território do Sisal.

O Som do Sisal

É um laboratório de investigação técnica e sonora da cultura sisaleira criado em pleno sertão baiano, no município de Conceição do Coité. Iniciado em 2012, com o coordenador artístico da Orquestra Santo Antônio, Josevaldo Nim, e o estudante de luteria, Webson Santana, com a construção de instrumentos musicais com sisal, inspirados na violinha de Buriti que é encontrada do povoado de Mumbuca, cidade de Jalapão, Tocantins.

Agenda

O quê: Projeto Orquestra Sisaleira – concerto musical e exposição fotográfica

Quando: 3 de outubro, às 19:30 horas

Onde: Centro de Educação Santo Antonio (CESA), em Retirolândia

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 105512 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]