Hospital da Mulher de Salvador realiza consultas e ações de humanização durante Outubro Rosa

Fachada do Hospital da Mulher de Salvador.
Fachada do Hospital da Mulher de Salvador.
Fachada do Hospital da Mulher de Salvador.
Fachada do Hospital da Mulher de Salvador.

O Hospital da Mulher realizará, em Salvador, durante todo o mês de outubro, uma série de ações para lembrar o combate ao câncer de mama através da campanha Outubro Rosa. Durante o período, pacientes e colaboradoras serão beneficiadas com consultas na especialidade de mastologia e participarão de ações educativas e de humanização.

No sábado (20/10/2018), a partir das 7 horas, o hospital promoverá uma triagem para realização de consultas de mastologia. Cerca de 250 pacientes serão contempladas e receberão atendimento ainda no mesmo dia. As mulheres que não forem atendidas durante o período serão cadastradas para serem atendidas posteriormente nos meses de outubro e novembro. Ao todo, 500 pacientes serão contempladas com o serviço.

Para ser atendida, a paciente deve comparecer à unidade munida de RG, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). É obrigatório apresentar a requisição (guia do SUS) para consulta com profissional da mastologia ou ultrassonografia e/ou mamografia indicativa de suspeita de lesão cancerígena (BIRADS 4, 5 e 6).

Através da Comissão de Humanização, pacientes, acompanhantes e colaboradoras também participarão de ações educativas com palestras e divulgação de material informativo sobre o que é o câncer de mama, as formas de preveni-lo e de tratá-lo. Também serão realizados dias de beleza com cursos de automaquiagem, apresentações musicais, sorteios de brindes e coffeebreak.

Unidade Móvel

A Unidade Móvel do Hospital da Mulher dará início, a partir do dia 16 de outubro, aos atendimentos na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Mulheres dos municípios de Lauro de Freitas, Candeias e Santo Amaro serão contempladas.

Articulado como parte das estratégias da campanha Outubro Rosa, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, o novo itinerário busca atender parte da demanda da região com perfil de atendimento para mamografias, o que corresponde a 42.096 mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.

Serão ofertados diariamente, das 7 às 17 horas, 160 preventivos e 70 mamografias. Para ser atendida, a paciente deve ter entre 25 e 64 anos para a realização do preventivo e de 40 a 69 anos para a realização de mamografia. É necessário comparecer ao local munida de documentos de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Os resultados dos exames serão entregues dentro do prazo de 30 dias.

Em casos de identificação de anormalidades, as pacientes realizarão biópsia e procedimento cirúrgico, quando necessário, na própria unidade, localizada no Largo de Roma, em Salvador.

Conforme o diretor médico do Hospital da Mulher, Paulo Sérgio Andrade, caso haja suspeita de câncer, é feito o exame clínico com o mastologista, assim como os exames complementares como ultrassonografia e biópsias. Em seguida, o material segue para o ambulatório com identificação de necessidade de urgência. Se a paciente for diagnosticada com câncer e houver indicação, ela passará de forma prioritária por cirurgia e receberá o tratamento complementar adequado.

Equipada com consultórios ginecológicos e mamógrafo, a Unidade Móvel do Hospital da Mulher é um importante aliado ao combate de câncer de mama e colo do útero. A unidade percorre, desde dezembro de 2017, todo o território do interior baiano, beneficiando, ao todo, mais de 16.299 mulheres.

Programação

Lauro de Freitas: 16 a 19 de outubro

Candeias: 22 a 25 de outubro

Santo Amaro: 29 a 1 de novembro

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110984 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]