
Equipe multidisciplinar do Núcleo de Mediação, Conciliação e Apoio à Cidadania da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV) de Feira de Santana participa de curso, em Salvador, visando manter a constante qualificação de profissionais para mediar conflitos judiciais e promover a Cultura da Paz e não violência. Durante 10 dias, quatro profissionais do Município participaram da Capacitação de Facilitadores para a Justiça Restaurativa, Mediação Penal, Prevenção da Violência e Direitos Humanos, promovida pelo Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça da Bahia.
A capacitação, realizada no período de 15 a 24 de outubro de 2018, contou com a participação das assistentes sociais Jamile Araújo de Oliveira Almeida e Junassigleide de Oliveira, a psicóloga Eduarda Lima e a pedagoga Ana Maria Oliveira.
Conexão entre as partes de forma igualitária
A assistente social Jamile Araújo ressalta a importância da iniciativa para agregar mais conhecimento e otimizar os serviços prestados pela SEPREV aos cidadãos feirenses. “A prática da Justiça Restaurativa e o Círculo de Construção de Paz busca uma conexão entre as partes de forma igualitária, em um espaço seguro e respeitoso. Diferente do que acontece na mediação, o método circular modifica a forma como lidar com os conflitos pautada na escuta, no diálogo e na busca consensual de uma resolução para os conflitos”, ressaltou.
O objetivo do curso é capacitar Facilitadores para atuar na resolução dos conflitos. “Com o objetivo de prevenção a violência, essa prática restaurativa pode ser aplicada nas relações familiares, no ambiente escolar, no ambiente de trabalho, nas comunidades, em fortalecimento de vínculos, na construção de valores”, frisou Jamile Araújo.