Feira de Santana: CMPC realiza atendimento de pacientes neste sábado

Fachada do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez.
Fachada do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez.
Fachada do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez.
Fachada do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez.

A meta do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez é atender mais 200 mulheres, apenas nos dias úteis, na Campanha Outubro Rosa, que será encerra na próxima terça-feira (30/10/2018) em Feira de Santana. No sábado a instituição abre para atender aos pacientes que não conseguiram atendimento ao longo da semana, mas que agendaram o exame.

A demanda é espontânea e em todos os dias serão distribuídas 50 fichas – exceto no sábado – cujo atendimento acontecerá pela segunda vez, quando serão atendidas todas as pessoas que fizeram o agendamento. Podem fazer mamografia mulheres entre 50 e 69 anos.

Neste ano no CMPC foram diagnosticados cinco casos de câncer de mama e mesma quantidade de útero. Em 2017 foram, respectivamente, 26 e 25 e em 2016 20 e 27.

Até o dia 24, segundo a coordenadora do CMPC, Kênia de Araújo Lasse, os médicos do órgão já realizaram 1.013 preventivos, 300 transvaginais e 400 encaminhamentos para a realização de mamografias, que estão sendo feitas no CMDI, Ceparh e no Hospital Dom Pedro de Alcântara.

As mulheres, explica a coordenadora, inicialmente passam por uma triagem com enfermeiras, onde são identificadas aquelas que tem o perfil para ser submetidas ao exame de imagem, que identifica lesões mínimas ou câncer na mama antes de ser palpável. A detecção precoce da doença aumenta a possibilidade de cura.

O CMPC oferece uma gama de exames, como ultrassonografias da próstata, transvaginal, abdome total, tireoide e mama, das vias urinárias, bolsa escrotal, biopsia de pele, preventivo, entre tantos outros, mais consultas com ginecologia e mastologia.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108755 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]