Estudantes da rede estadual apresentam projetos artísticos e literários durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira

Exposições do Festival Literário Internacional de Cachoeira.
Exposições do Festival Literário Internacional de Cachoeira.
Exposições do Festival Literário Internacional de Cachoeira.
Exposições do Festival Literário Internacional de Cachoeira.

A cidade de Cachoeira (a 118 km de Salvador), no Recôncavo Baiano, será palco para o protagonismo juvenil de estudantes da rede estadual de ensino, que apresentarão projetos artísticos e literários durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) 2018, que será realizada de 11 a 14 de outubro de 2018. Neste período, o público poderá conferir o talento dos estudantes por meio das arte, dança, poesia e literatura e, também, participar de oficinas, rodas de leitura e encontros literários de e forma interativa.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, disse que a FLICA é um espaço privilegiado. “Este é um momento onde é possível verificar o protagonismo estudantil, por meio das produções artísticas e culturais. Os nossos estudantes são extremamente criativos e suas obras estão conectadas com a realidade dos territórios e mostram a preocupação que eles têm com as questões sociais dos seus locais de origem. Este protagonismo também ressalta o papel pedagógico que a escola desempenha na vida de cada um, fomentando esta capacidade criativa”, destacou.

No Espaço Educar para Transformar, localizado na área verde da Fundação Hansen Bahia, crianças, jovens e adultos apaixonados por arte literária poderão participar de uma programação diversa. Dentre as atividades, destacam-se: oficina artística de cordel; Papo de cinema com o estudante Josué dos Santos Junior, finalista e premiado da 4ª Mostra da Produção de Vídeos Estudantis (PROVE) e o ator Ismael Marques; Sarau Pedro Calmon: Um homem à frente do seu tempo, com a participação de estudantes selecionados no Concurso Festa Literária na Rede Estadual da Bahia e da Roda de leitura – Imagem, música e literatura: as múltiplas linguagens do nosso cotidiano.

No mesmo espaço, haverá o Sarau literomusical com a interação do público com os estudantes que participaram dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempos de artes Literárias (TAL), além dos selecionados no Concurso Pedro Calmon: Um homem à frente do seu tempo. Já no Encontro Literário Fala Escritor, o ex-estudante da rede estadual Roberth Novaes, atual escritor e estudante de Letras, que participou do TAL em 2015/2016, mediará um bate-papo com os participantes do Concurso Pedro Calmon e dos projetos TAL e FACE. Além disso, no salão da Fundação Hansen Bahia será realizada a exposição das obas artísticas desenvolvidas pelos estudantes para os projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA).

As demais atividades promovidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia acontecerão nas salas multiuso, também localizadas na Casa Educar para Transformar. São elas: lançamento da coletânea de artigos do livro ‘Nelson Schaun merece um livro’; Oficina de fanzine (revistas em quadrinhos); Rodas de leitura com a Oficina conto de terror; Encontros literários, bate-papo com a autora de histórias infantis, Celina Bezerra; as Oficinas artísticas “Eu escritor” e “Papéis interativos” e o Encontro literário afluentes poéticos, que será uma roda de conversa com autores da coletânea Afluentes poéticos. Na Praça 2 de Julho e na Praça Teixeira de Freitas, os estudantes da rede, que fazem parte do grupo de dança de rua “ABW”, através do projeto Escolas Cultuais, farão apresentações artística de dança.

Confira a programação

11 de outubro

Apresentação da Fanfarra da Escola Estadual, às 9 horas

Exposição das artes estudantis do AVE e do EPA, de 9 às 20 horas

Oficinas artísticas – Cordel, de 10 às 11 horas

Papo de cinema, de 14 às 15 horas

Lançamento da coletânea de artigos do livro ‘Nelson Schaun merece um livro’, de 15 às 17 horas

Sarau Pedro Calmon: Um homem à frente do seu tempo, de 17 às 18:30 horas

12 de outubro

Exposição das artes estudantis do AVE e do EPA, de 9 às 20 horas

Rodas de leitura – Imagem, música e literatura: as múltiplas linguagens do nosso cotidiano, de 9:30 às 10:30

Oficinas artísticas – Fanzine, de 10:30 às 12 horas

Mesa Literária: #Papodeescritor, de 14 às 15:30 horas

Rodas de leitura – oficina Contos de terror de 14 às 15:30 horas

Encontros literários – bate-papo com a autora de histórias infantis: Celina Bezerra de 16 às 18 horas

Sarau literomusical, de 18:30 às 20 horas

13 de outubro

Exposição das artes estudantis do AVE e do EPA, de 9 às 20 horas

Oficinas artísticas – eu escritor e Papéis interativos, de 9:30 às 12 horas

Encontros literários – fala escritor (estudantes da rede estadual), de 14 às 16 horas

Encontros literários – Afluentes poéticos, de 16 às 17 horas

Apresentação de dança Escolas Culturais – Apresentação artística de dança grupo ABW, de 17 às 18 horas

Sarau literomusical, de 18:30 às 20 horas

14 de outubro

Exposição das artes estudantis do AVE e do EPA, de 9 às 12 horas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112723 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]