Eleições 2018: Senadora eleita Soraya Thronicke defende privatizações e abertura da economia

Senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul, a advogada Soraya Thronicke.
Senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul, a advogada Soraya Thronicke.
Senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul, a advogada Soraya Thronicke.
Senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul, a advogada Soraya Thronicke.

Futura senadora pelo Mato Grosso do Sul, a advogada Soraya Thronicke (PSL) afirmou que defenderá a liberalização da economia em seu mandato. Ela disse apoiar o candidato a presidente Jair Bolsonaro e, caso ele seja eleito, ajudará o governo a priorizar áreas essenciais para o investimento público.

— Não precisamos inventar a roda. Países de primeiro mundo que têm uma economia liberal mostram que o índice de desenvolvimento humano (IDH) caminha junto com a abertura da economia. Iremos trabalhar em um Estado mínimo, focado em saúde, educação e segurança pública.

Soraya considera excessiva a quantidade de empresas estatais no Brasil e garante que defenderá uma “radiografia” do país, com verificação de números e balanços de cada uma para verificar as que dão resultados e quais trazem prejuízos. Ela também observa que as privatizações consideradas necessárias deverão ser executadas “com responsabilidade”.

— Não iremos vender o Brasil, de forma nenhuma. Não vamos entregar nada barato.

A futura senadora também defende uma gestão pública mais transparente e a redução de entraves burocráticos ao empreendedorismo, e é contrária ao aumento de impostos — ela afirma ser possível melhorar a arrecadação sem elevar a carga tributária.

Soraya Thronicke nunca havia disputado uma eleição. Ela é advogada e empresária e em 2017 se notabilizou no Mato Grosso do Sul por ajuizar ações populares contra o grupo JBS e o governador do estado, Reinaldo Azambuja, por um suposto esquema de pagamento de propinas. Ela também apresentou um pedido de impeachment contra Azambuja. Em outubro, foi escolhida senadora com 373,7 mil votos.

*Com informações da Agência Senado.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141282 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.