Academia de Letras da Bahia promove 1º Encontro Literário Brasil-Espanha, em Salvador

Academia de Letras da Bahia promove 1º Encontro Literário Brasil-Espanha, em Salvador.
Academia de Letras da Bahia promove 1º Encontro Literário Brasil-Espanha, em Salvador.

A Academia de Letras da Bahia promove nesta segunda-feira, 1º de outubro de 2018, a partir das 17 horas, em sua sede, no Bairro de Nazaré, o 1º Encontro Literário Brasil-Espanha. O evento é uma iniciativa conjunta com o Consulado Geral da Espanha no Nordeste/Embaixada da Espanha no Brasil e contará com a participação dos renomados escritores Santiago Roncagliolo e Ignácio Peyró.

Santiago Roncagliolo é natural do Peru (Lima, 1975) e escreve sobre o medo, desde a história política até a vida cotidiana.  Sua última novela intitula-se ‘La Noche de los Alfileres’. Além disso, publicou as novelas negras ‘La Pena Máxima’ e ‘Abril Rojo’ (Prêmio Alfaguara e Independent Prize of Foreign Fiction), o thriller psicológico ‘Tan Cerca de la Vida’ e as comedias ácidas ‘Óscar y las Mujeres’ e ‘Pudor’, esta última levada ao cinema.

Como jornalista, é autor de uma trilogia de histórias reais sobre o século XX hispano: ‘La Cuarta Espada’, ‘El Amante Uruguayo’ e “Memorias de una Dama”, considerado o último livro censurado da América Latina.  A revista Granta o selecionou como um dos melhores escritores de sua geração em espanhol. O jornal inglês The Guardian colocou “Abril Rojo” entre as grandes novelas escritas sobre o Peru. Carlos Fuentes o nomeou como um dos melhores escritores da sua geração em espanhol.

Já o jornalista e escritor espanhol Ignacio Peyró é autor de “Pompa y circunstancia – Diccionario sentimental de la cultura inglesa”, e de “La vista desde aqui – Una conversación con Valentí Puig”. Tradutor e prologuista de obras de Evelyn Waugh, Louis Auchincloss, J. K. Huysmans, Rudyard Kipling, Valle-Inclán o Augusto Assía, entre outros, dirigiu e coordenou a edição de ‘Lo mejor de Ambos Mundos’. É ainda autor de diversas monografias sobre arte, e participou de obras coletivas como o “Atlas de literatura universal”.

Em seu itinerário jornalístico, depois de começar como correspondente político do El Confidencial Digital, foi colunista e redator chefe de Cultura de La Gaceta de los Negocios.  Em 2012 fundou e dirigiu a publicação Ambos Mundos, um projeto de jornalismo cultural na internet onde reuniu algumas das melhores plumas do país. Além disso escreveu crônica política espanhola para meios latino-americanos como El Comercio de Lima, El Nuevo Siglo de Bogotá ou El Nacional de Caracas. Também foi, durante mais de dois anos, conselheiro da agência EFE.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111224 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]