Videoconferência alinha ações para o #TransformaÊ com educadores da rede estadual da Bahia

Professores participam de vídeoconferência sobre o projeto #TransformaÊ.
Professores participam de vídeoconferência sobre o projeto #TransformaÊ.
Professores participam de vídeoconferência sobre o projeto #TransformaÊ.
Professores participam de vídeoconferência sobre o projeto #TransformaÊ.

Educadores da rede estadual de toda a Bahia participaram, nesta terça-feira (18/09/2018), de uma videoconferência para alinhar ações para o projeto #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia, que acontecerá na sexta-feira (21), nas unidades escolares. Em sua terceira edição, o evento tem a proposta de promover 12 horas seguidas de atividades que potencializam a produção científica, artística, literária e social no ambiente escolar.

Neste ano, a ação terá como tema central: ‘Escola que Acolhe’, em alusão ao programa Acolher, da Secretaria da Educação do Estado, que promove o atendimento educacional às unidades escolares, por meio da convergência de ações pedagógicas e biopsicossociais. A diretora de Articulação Pedagógica da Secretaria da Educação, Edileuza Neris, falou sobre a escolha desta temática. “A escolha do tema diz muito do que queremos e a rede espera para nesse momento na Educação. É a defesa da escola enquanto espaço de formação de pessoas, que pela sua natureza é um espaço acolhedor, neste processo formativo. A escola que acolhe novas ofertas é o nosso desafio para uma ruptura de uma tradição pedagógica, tornando mais atrativa e humana, onde o conhecimento seja produzido respeitando as diversidades, especificidades e regionalidades”, disse.

Convidada para a videoconferência, a instrutora da organização Arte de Viver, Olga Sá, ressaltou a importância de um ambiente harmônico para o aprendizado dos alunos. “O estresse é um grande mal que está em todos os ambientes da sociedade. Então, o trabalho é discutir ferramentas que possam trazer momentos de reflexão e meditação. Isso melhora o relacionamento na escola e melhora o aprendizado. Temos experiências nos Estados Unidos onde já existe um momento que, ao tocar um sinal, toda a unidade para com o objetivo de realizar esse relaxamento dando ótimos resultados, e que pode ser utilizada também na rede pública”, afirmou.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108700 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]