Feira de Santana: Mostra de Pesquisa do HGCA debate gênero, raça e preconceitos no atendimento na área da saúde

VI Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade.
VI Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade.
VI Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade.
VI Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade.

A VI Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) foi realizada nesta quinta-feira (20/09/2018), reunindo público recorde, com mais de 300 pessoas no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. O evento teve como tema ‘Políticas e Sujeitos (in)visíveis na pesquisa e na assistência no SUS’, e é promovido pelo Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (NUGETS), com o apoio do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento (NUPED) do HGCA, em parceria com as instituições de ensino superior, conveniadas ao hospital.

O diretor do HGCA, José Carlos de Carvalho Pitangueira, abriu oficialmente o evento. Ele falou da consolidação da Mostra como o maior evento de pesquisa da rede Sesab, e também do lançamento do Suplemento da Revista Baiana de Saúde Pública. “Este ano tivemos recorde de trabalhos inscritos, foram 95 no total. A Mostra é uma das maiores oportunidades que os pesquisadores têm de expor o resultado de pesquisas realizadas no Clériston Andrade. É um evento que me orgulha, pois foi implantado em minha gestão e temos visto em cada edição o crescimento desse trabalho, graças também à contribuição de todos que organizam o evento. O lançamento do Suplemento da Revista Baiana de Saúde Pública, com os trabalhos feitos no HGCA é a maior prova disso”, ressaltou o diretor.

A conferência de abertura foi realizada pelo professor Ailton da Silva Santos, tendo como mediador o professor Valterney de Oliveira Morais, e debateu, com propriedade o tema Transgeneridade, raça e saúde. “Infelizmente muitos profissionais de saúde ainda não estão preparados para o atendimento à população trans. Sou funcionário público há 30 anos e sei que precisamos avançar e muito em algumas questões como: nome social, enfermarias e banheiros de acordo com a identidade de gênero de cada um”, pontuou Ailton.

“Este é o segundo ano que estou à frente da Mostra Integrada e é gratificante ver o quanto ela tem crescido. Certamente não teríamos alcançado êxito se não fosse a participação de todos: Comissão Científica, Comissão Organizadora, Comissão de apoio, Monitores, Diretoria do HGCA, enfim, uma participação com envolvimento e entrega, que fez desse momento um espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências, fomentando debates e reflexões que alcancem mais que aprendizado, influenciem atitudes e ações que venham atender ao bem comum”, disse a coordenadora do evento Kátia Meirelles.

O evento contou com a presença de representantes de instituições de saúde e ensino superior do município e região, dentre elas Maridete Cunha e Maria Claudina de Miranda representantes da Superintendência da Assistência Farmacêutica Ciência e Tecnologia (SAFTEC/SESAB), Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (DITEC) e Coordenação de Gestão do Conhecimento e Fomento à Pesquisa em saúde (COGEC), Lucitânia Rocha, Editora Executiva da Revista Baiana de Saúde Pública; Iracy Leite, diretora do Hospital Lopes Rodrigues; Silvio Dias, diretor da 3ª Ciretran/Detran, José Carneiro, Presidente da Câmara de Vereadores.

A mostra acontece anualmente, visando promover, incentivar e divulgar pesquisas realizadas e desenvolvidas no HGCA por professores, estudantes e trabalhadores da unidade hospitalar. Dentro das temáticas: Gestão e Avaliação em Saúde na Unidade Hospitalar e Produção do Cuidado em Unidade Hospitalar. Os vencedores foram anunciados ao fim do evento. Veja em anexo a relação dos trabalhos premiados.

Os certificados dos inscritos estão disponíveis na plataforma: www.even3.com.br/mostradepesquisahgca06

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.