Ex-presidente Lula está sendo cotado para receber o Prêmio Nobel da Paz | Por João Baptista Herkenhoff

Capa do livro de Luiz Inácio Lula da Silva.

Capa do livro de Luiz Inácio Lula da Silva.

O nome do ex-presidente Lula está sendo cotado para receber o Prêmio Nobel da Paz.

A candidatura foi proposta pelo argentino Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do prêmio em 1980. Recebeu o apoio do egípcio Mohamed El-Bardel, ganhador do Nobel em 2005. Dentre as celebridades que subscreveram a proposta, pode ser citado Noam Chomsky, linguista, filósofo e ativista político. Milhares de cidadãos do Brasil e do mundo estão aderindo à indicação através da internet.

 O primeiro brasileiro cogitado para a premiação foi o Arcebispo Dom Hélder Câmara. Houve pressão da ditadura brasileira, então vigente, para evitar a outorga do prêmio a alguém que denunciava os abusos contra os direitos humanos que estavam então sendo praticados em nosso país. Dom Hélder não foi indicado.

A candidatura de Luís Inácio Lula da Silva, avalizada por figuras exponenciais do mundo contemporâneo, é uma glória insigne para ele e para o Brasil, independente de concretizar-se a premiação.

Vitória, agosto de 2018.

*João Baptista Herkenhoff é Juiz de Direito aposentado, um dos fundadores e primeiro presidente da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

João Baptista Herkenhoff
João Baptista Herkenhoff possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Espírito Santo (1958) , mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) , pós-doutorado pela University of Wisconsin - Madison (1984) e pós-doutorado pela Universidade de Rouen (1992) . Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO IV APOSENTADO da Universidade Federal do Espírito Santo.Contato:Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Departamento de Direito. Avenida Fernando Ferrari, 514 | Goibeiras 29075-910 - Vitoria, ES - Brasil | Home-page: www.jbherkenhoff.com.br |E:mail: [email protected] | Telefone: (27)3335-2604