Enel Green Power promove sessões gratuitas de cinema movidas à energia solar no interior da Bahia

Enel Green Power promove sessões gratuitas de cinema movidas à energia solar no interior da Bahia.
Enel Green Power promove sessões gratuitas de cinema movidas à energia solar no interior da Bahia.

A Enel Green Power promove mais duas temporadas de atividades do Cinesolar, projeto itinerante e gratuito de cinema ao ar livre em que as projeções são movidas à energia solar. As exibições serão realizadas próximas aos parques eólicos de Morro do Chapéu Sul, nos dias 14 a 16 de setembro de 2018, e Curva dos Ventos, de 19 a 21 de setembro, ambos localizados no estado da Bahia. Durante a passagem do projeto, serão promovidas sessões de cinema gratuitas, entre longas e curtas metragens, além de oficinas e uma exposição, unindo arte, cinema e sustentabilidade.

O Cinesolar é o primeiro projeto do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para funcionar levar cultura a cidades dos interiores do país, democratizando o acesso ao cinema. Para projetar os filmes, o furgão está equipado com um sistema de captação de energia gerada pelo sol, capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de funcionamento.

Além das exibições de filmes, outro destaque da programação é a oficina de Forno Solar. A iniciativa tem como objetivo oferecer aos moradores da região a oportunidade construir um forno que não usa gás, lenha ou energia elétrica, minimizando, assim, o impacto ao meio ambiente. Com a estrutura, é possível cozinhar alimentos utilizando apenas o calor do sol, que multiplica a incidência de raios ao encontrar superfícies espelhadas.

A oficina apresentará todos os benefícios provenientes da utilização da luz solar no preparo das refeições, que vão desde economia no orçamento doméstico, melhor aproveitamento dos alimentos e, consequentemente, preservação do meio ambiente. O projeto também oferecerá atividades audiovisuais nas comunidades, abordando temas da permacultura (criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos), bioconstrução e os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidadas (ONU).

“O Cinesolar nos permite compartilhar atitudes em prol da preservação ambiental, já realizadas em nossos empreendimentos, para as comunidades vizinhas, que muitas vezes estão localizadas em áreas remotas. Pouco a pouco a nossa presença é percebida como um agregador de valor na região”, destaca Márcia Massoti, Diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil.

A iniciativa é realizada em parceria com a Brazucah Produções que, acreditando no potencial brasileiro de geração de energias renováveis, tem o objetivo democratizar o acesso à cultura com ações como o Cine Solar. “Além de possibilitar o acesso à produção audiovisual nacional, queremos trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem no país”, comenta Cynthia Alario, diretora da produtora.

Sobre o CineSolar

É o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para funcionar. Além da projeção de filmes, o projeto promove arte e sustentabilidade por meio de oficinas e atividades artísticas e lúdicas. A iniciativa conta com um furgão equipado com um sistema de captação de energia solar, capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de funcionamento.

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 50 longas e 100 curtas-metragens com a temática socioambiental em 260 cidades. A iniciativa percorreu mais de 70 mil km pelo país e ofereceu cerca de 180 oficinemas, com 5,5 mil participantes, aproximadamente. Nesse período, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, o que equivale a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções.

Sobre a Enel Green Power

A Enel Green Power, divisão de Energias Renováveis do Grupo Enel, dedica-se ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é um líder global no setor de energia verde, com uma capacidade gerenciada de cerca de 40 GW através de um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidroelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras, nas plantas renováveis de energias.

Sobre a Brazucah

A Brazucah é uma produtora cultural e uma agência de comunicação que tem como objetivo a formação de público para o cinema brasileiro. Desde 2002 no mercado, a Brazucah desenvolve projetos culturais com foco no cinema nacional e sua democratização, em parceria com organizações, empresas e marcas.  Em seus projetos Cinesolar, Cinesolarzinho, Cine Autorama e CineB, em conjunto, a Brazucah realizou mais de 1.500 eventos para um público superior a 200 mil espectadores.

Confira a programação:

Cristal – Cafarnaum

Quando: sexta-feira (14/09)

Oficinas na Escola Municipal Arlete Gois, das 14:30 às 17 horas

Cinesolar na Praça José Gonçalves, com sessão de curtas às 19 horas e sessão de longa às 20 horas

Serra Azul – Bonito

Quando: sábado (15/09)

Oficinas na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, Povoado de Catuaba, das 14:30 às 17 horas

Cinesolar na Praça Venâncio Alves. Povoado de Catuaba, com sessão de curtas às 19 horas e sessão de longa às 20 horas

Morro Azul – Morro do Chapéu

Quando: domingo (16/09)

Oficinas na Comunitária do Povoado de Lagoinha, das 14:30 às 17 horas

Cinesolar em frente à Igreja de Lagoinha, com sessão de curtas às 19 horas e sessão de longa às 20 horas

Curva dos Ventos – Igaporã

Quando: quarta-feira (19/09)

Oficinas no Grupo Escolar Coronel Olímpio, das 9:30 às 12 horas

Quinta-feira (20/09)

Oficinas na Escola Municipal de Jardim, na Comunidade de Jardim, das 14:30 às 17 horas

Cinesolar na Quadra da Escola Municipal de Jardim, com sessão de curtas às 19 horas e sessão de longa às 20 horas

Sexta-feira (21/09)

Cinesolar na Praça Bernardo de Brito, com sessão de curtas às 19 horas e sessão de longa às 20 horas

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141304 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.