Eleições 2018: na região de Irecê, Rui Costa garante ampliar cardiologia e oncologia

Rui Costa realiza visita ao município de Irecê.
Rui Costa realiza visita ao município de Irecê.
Rui Costa realiza visita ao município de Irecê.
Rui Costa realiza visita ao município de Irecê.

“O sistema público precisa cuidar da saúde das pessoas, e não só da doença. A política de saúde pública deve ser de prevenção, com policlínicas regionais, atenção básica fortalecida e hospitais de referência nos grandes centros. As pessoas devem fazer seus exames e consultas com regularidade, descobrindo e tratando as doenças antes que se agravem.” As palavras do governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, nesta quinta (27/09/2018), marcaram o encerramento de mais uma etapa da Correria pela Bahia, em jornada na região de Irecê, onde além da chamada ‘Cidade do Feijão’, visitou também Barra do Mendes, Ibipeba, Ibititá e Lapão, somando 125 municípios.

A regionalização dos serviços de saúde, com implantação de hospitais no interior do estado e das policlínicas regionais, beneficiando milhões de baianos, é meta de Rui desde que assumiu o governo em 2015. Entre os compromissos assumidos com o povo de Irecê e demais municípios da região, Rui assegurou a estruturação da oncologia, com implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com serviços de radioterapia e quimioterapia. Outras quatro unidades do tipo também serão implantadas no interior do estado.

A Unacon de Irecê será instalada mediante a ampliação do Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, também habilitado para Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular, com serviços de hemodinâmica, alta complexidade cardiovascular, incluindo cirurgia cardíaca e hemodinâmica. Viabiliza, pela primeira vez na região, exames e intervenções como cateterismo e angioplastias para infarto do miocárdio e AVC. A unidade vai passar de 115 para 200 leitos, com a ampliação das enfermarias e UTIs adulto e neonatal, além de novas estruturas. Entre as áreas, destaque para a construção de um Centro de Parto Normal, uma Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Canguru (UCINCa). As obras serão iniciadas ainda neste ano, com investimento de cerca de R$ 18,5 milhões.

Além das ações na saúde, Rui vai ampliar os sistemas de esgotamento sanitário em Irecê e concluir a construção da ponte sobre o Rio São Francisco. Uma intervenção que visa ligar Xique-Xique a Barra, com reflexos na logística de municípios como Gentio do Ouro, Ibotirama, Barreiras e Irecê. Infraestrutura e logística são prioridades de Rui para alavancar investimentos, priorizando a interiorização e descentralizando atividades para fortalecer a economia baiana. A caravana também incluiu os candidatos ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), além de políticos da coligação, muitos candidatos a deputado estadual e federal.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108701 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]