Cultura de Feira de Santana é fortalecida durante Missa do Vaqueiro do Distrito de Jaguara

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
33ª Festa do Vaqueiro do Distrito de Jaguara.
33ª Festa do Vaqueiro do Distrito de Jaguara.
33ª Festa do Vaqueiro do Distrito de Jaguara.
33ª Festa do Vaqueiro do Distrito de Jaguara.

A cultura regional de Feira de Santana ganha força durante a 33ª Missa do Vaqueiro de Jaguara, realizada nos dias 22 e 23 de setembro de 2018, na sede do distrito. O evento resgata as tradições da figura do vaqueiro, além de evidenciar características religiosas, as figuras emblemáticas das majestades da festa e alguns símbolos do homem sertanejo, como o berrante sempre presente nas mãos daqueles que conduziam as boiadas.

O desfile dos vaqueiros movimentou a sede do distrito de Jaguara durante toda a manhã, atraindo antigos profissionais estilizados com vestimentas encouraçadas, que se misturaram com inúmeros outros cavaleiros que curtem montaria como lazer. E a figura da rainha e duas princesas da festa também se fez presente no cortejo que circulou pela comunidade.

Durante a missa campal, celebrada pelo padre Emerson, a valorização da cultura regional foi evidenciada. E o líder religioso abençoou os presentes, inclusive os vaqueiros, motivo principal da festa.

O prefeito Colbert Martins Filho ressaltou a importância do resgate da cultura regional e reafirmou o compromisso do Governo Municipal de promover ações de fortalecimento de eventos desta natureza visando manter sempre vivas as tradições.

Durante o evento também estiveram presentes secretários de Prevenção à Violência, Pablo Roberto; de Serviços Públicos, Justiniano França; de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Joedilson Freitas, a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas; e os vereadores Gilmar Amorim e Carlito do Peixe.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]