Bahia tem representantes no Parlamento Jovem Brasileiro

Vista panorâmica do Plenário da Câmara dos Deputados.
Vista panorâmica do Plenário da Câmara dos Deputados.
Vista panorâmica do Plenário da Câmara dos Deputados.
Vista panorâmica do Plenário da Câmara dos Deputados.

A edição de 2018 do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) ocorre em Brasília, na Câmara dos Deputados, no período de 1º a 5 de outubro, quando estudantes de todo o país simulam a jornada de trabalho dos deputados federais. Seis estudantes da Bahia vão representar o estado: Jamile de Oliveira Lopes, do 3º ano da Escola SESI Djalma Pessoa – SESI Piatã, de Salvador, foi selecionada com um projeto de lei sobre Cultura; Emerson Henrique Leite da Rocha, do 3º ano do Colégio Adventista da Bahia, de Cachoeira, foi selecionado com um projeto de lei sobre Educação; David de Lima do Nascimento, do 2º ano do Instituto Federal da Bahia, de Salvador, foi selecionado com um projeto de lei sobre Saúde; Pedro Henrique Silva Oliveira Costa, do 3º ano da Escola SESI Djalma Pessoa – SESI Piatã, de Salvador, foi selecionado com um projeto de lei sobre Direitos Humanos; Marcos Vinícius Portella Santos, do 4º ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, de Salvador, foi selecionado com um projeto de lei sobre Educação; e Thamires Pereira Queiroz, também do 3º ano da Escola SESI Djalma Pessoa – SESI Piatã, de Salvador, selecionada com um projeto de lei sobre Saúde.

O programa contou com 1.456 inscritos neste ano. Os 78 projetos selecionados para serem apresentados em Brasília foram propostos por estudantes do ensino médio de todo o país.

O Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara dos Deputados e está na sua décima quinta edição. O propósito do programa é estimular nos jovens estudantes a reflexão crítica sobre a importância do Poder Legislativo e da representação política. Para isso, os jovens parlamentares participam de workshops e oficinas, assistem a palestras e seguem a rotina dos parlamentares: formam chapas, elegem a mesa diretora, elaboram pautas, reúnem-se em comissões e atuam nas sessões deliberativas.

Como participar

Para participar, os candidatos devem ter entre 16 e 22 anos, ser aluno regular do 2° ou 3° ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares; ou do 2°, 3° ou 4° ano do ensino técnico integrado ao ensino médio.

O processo seletivo do PJB ocorre em duas etapas. Na pré-seleção, o estudante cria um projeto de lei e faz a inscrição em sua escola ou na Secretaria de Educação do seu estado, que procede e avalia a triagem inicial. A seleção final é feita pela Câmara dos Deputados, onde uma comissão de analistas legislativos e outros servidores analisam e classificam os projetos selecionados de acordo com critérios como justificativa, clareza e originalidade.

O total de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal respeita a proporção de 1 para 8, ou seja, a cada oito deputados federais, um deputado jovem é selecionado.

Mais informações podem ser obtidas na página do PJB no portal da Câmara dos Deputados ou na fan page do projeto:

http://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem

https://www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro/

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]