Aumento no IDEB é reflexo de estratégias pedagógicas para a Rede Municipal de Educação de Feira de Santana

Ideb da Rede Municipal sobe para 4,4.Ideb da Rede Municipal sobe para 4,4.
Ideb da Rede Municipal sobe para 4,4.

Ideb da Rede Municipal sobe para 4,4.

Com o foco voltado para o ensino e aprendizagem das crianças, as ações e atividades pedagógicas são a principal estratégia para o avanço da Rede Municipal de Educação em Feira de Santana. Esta semana, a Rede conheceu o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, com base na avaliação de 2017. Na análise, as escolas municipais ficaram com nota 4,4 nas séries iniciais do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º ano, faltando apenas um décimo para atingir a meta projetada pelo Ministério da Educação, 4,5.

Nos últimos cinco anos, o Ideb da Rede Municipal subiu de 3,4, em 2013, para 4,0, em 2015; e deste para 4,4, nesta última análise. Isto garante ao conjunto das escolas um avanço sempre superior ao índice médio esperado para cada biênio – que é de 0,3.

“Obviamente esperamos crescer ainda mais, no entanto, o resultado mostra que estamos acima da média”, avalia a secretária de Educação, professora Jayana Ribeiro.

Nesta última análise, 80 escolas da Rede foram avaliadas – destas, 66 tiveram aumento em comparação ao índice anterior; 40 ficaram acima da meta esperada e três atingiram a nota esperada. Oito ficaram com o mesmo índice e seis escolas regrediram.

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. É calculado com base nos resultados das provas de português e matemática aplicadas a cada dois anos e no fluxo escolar – taxa de aprovação, reprovação e ainda abandono dos estudantes.

Conjunto de estratégias

Diversas ações foram elaboradas para promover o fortalecimento do trabalho pedagógico nas escolas municipais de Feira de Santana. Os professores – peça fundamental para a melhoria e implementação de ações voltadas à aprendizagem das crianças – participam periodicamente de encontros de formação continuada. Este ano, parte da reserva de carga horária atribuída ao trabalho destes profissionais é dedicada às formações.

“A Seduc promove diversos encontros de formação para professores que atuam desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e ainda na Educação de Jovens e Adultos. Cerca de 8h por mês são dedicadas para reunirmos estes profissionais e discutirmos juntos temáticas importantes, mantendo sempre o foco para o trabalho em sala de aula”, defende a professora Jozelia Araujo, diretora do Departamento de Ensino da Secretaria.

Segundo a professora, as orientações também são voltadas aos diretores, agora mais comumente chamados de gestores escolares – aos quais compete a administração da escola – e ainda aos coordenadores pedagógicos. “Sabemos a importância do trabalho em equipe bem articulado dentro das unidades de ensino, então os gestores são parte fundamental”, defende.

O trabalho realizado com os diretores visa favorecer a implantação de uma gestão democrática. “Buscamos o fortalecimento dos conselhos escolares para que as tomadas de decisões sejam de forma coletiva, contando com representantes de todos os segmentos da comunidade escolar”, explica a diretora Jozelia.

A secretária Jayana Ribeiro destaca a sistematização das ações. “Valorizamos as formações dos profissionais de Educação, mesmo considerando que todo o quadro da nossa Rede tenha graduação ou pós-graduação. Visamos o aperfeiçoamento destes profissionais sempre pensando na aprendizagem dos alunos”, argumenta.

Combate à distorção idade x ano

Nos últimos dois anos, a Rede Municipal investiu em dois programas que têm sido fundamentais para diminuir a distorção idade X ano, diretamente ligada aos baixos índices de aprendizagem. Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Seduc implantou os programas Se Liga e Acelera Brasil, cujas ações visam garantir o rendimento das crianças que estão atrasadas ou que estão em processo de alfabetização.

A equipe da Seduc estimula ainda o constante monitoramento da aprendizagem. O sistema digital implantado nas escolas colabora para facilitar a análise pelos professores e gestores. “Após cada trimestre, procuramos dialogar com os diretores e professores para analisarem seus resultados e pensarem em ações estratégicas, que contem também com o apoio da equipe pedagógica da Secretaria”, ressalta Jozelia.

No âmbito pedagógico, a Rede Municipal busca também o fortalecimento das estratégias de alfabetização. O programa Mais Alfabetização é uma delas, que procura para fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do Ensino Fundamental. É desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação.

No que se refere à infraestrutura, a Secretaria de Educação investiu nos últimos cinco anos na construção de 32 Centros Municipais de Educação – CMEI´s – e escolas de Ensino Fundamental; ampliação e reforma de 80 por cento das 217 escolas já existentes. Além da aquisição de fardamento, diversos itens de mobiliário, equipamentos diversos e eletrônicos, específicos para a cozinha e preparo dos alimentos.

O objetivo é promover espaços mais agradáveis e adequados para alunos e professores.  “Se o pedagógico é imprescindível, acreditamos também que escolas com ambientes mais favoráveis colaboram muito para que os estudantes e profissionais se sintam estimulados e continuem se desenvolvendo”, defende a secretária.

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Redação do Jornal Grande Bahia
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