Campanha de Vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada na Bahia

Vacinas contra sarampo aplicadas em unidades de saúde de Feira de Santana.
Vacinas contra sarampo aplicadas em unidades de saúde de Feira de Santana.
Governo da Bahia estende prazo da campanha de vacinação.
Governo da Bahia estende prazo da campanha de vacinação.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será prorrogada até o dia 14 de setembro de 2018 para os 216 municípios que ainda não conseguiram atingir a meta de vacinar 95% da sua população-alvo. A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Imunização, Ramon Saavedra, a Bahia está, até o momento, com 84,54% de cobertura vacinal. “Os números apontam 201 municípios com a vacinação de 95% e, até alguns estão acima desse percentual. Precisamos agora atingir a meta nos outros 216 municípios, a fim de que possamos ter a nossa população livre dessas doenças”, esclarece Saavedra.

A Secretaria da Saúde do Estado continua alertando os pais e responsáveis por crianças de 1 a menos de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias) para que não deixem de vacinar os menores contra o sarampo e a poliomielite. A campanha, que começou no dia 6 de agosto ainda não atingiu a meta necessária de cobertura no estado.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

O comportamento endêmico do sarampo varia, de um local para outro, e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, além da circulação do vírus na área.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]