3ª edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia é realizada em Camaçari, Porto Seguro e Vitória da Conquista

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cena do espetáculo 'O Palhaço Quer Ir Ao Céu'.
Cena do espetáculo 'O Palhaço Quer Ir Ao Céu'.
Cena do espetáculo 'O Palhaço Quer Ir Ao Céu'.
Cena do espetáculo ‘O Palhaço Quer Ir Ao Céu’.

A 3ª edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia já tem data para acontecer. O projeto que visa promover a produção cênica criada e realizada em municípios do interior baiano será realizado nas cidades de Camaçari, Porto Seguro e Vitória da Conquista nos meses de outubro e novembro de 2018. Em Camaçari, o evento será realizado entre os dias 16 a 21 de outubro, em Porto Seguro de 6 a 11 de novembro e Vitória da Conquista de 20 a 25 de novembro.

O festival tem como objetivo fomentar a produção teatral em municípios do interior baiano. Participam do projeto espetáculos como Encarceradas (Feira de Santana), Enquanto os dias são mortos (Paulo Afonso), Folia de Rainhas (Jequié), Gaiola, O Caçador de Solidão (Lauro de Freitas), Klaxon em Flor (Vitória da Conquista), Mulheres Malês – Nas Margens do Rio (Lauro de Freitas), O Grande Yorick (Ilhéus), O Palhaço Quer Ir ao Céu (Feira de Santana), O Teatro é de Cordel (Vitória da Conquista), O Tesouro dos Dragões (Lauro De Freitas), Silêncio – Autoacusação (Cândido Sales) e Solo Compartilhada (Vitória da Conquista).

Os grupos foram escolhidos por uma comissão de seleção composta de três integrantes de reconhecido mérito nas artes cênicas. Puderam participar espetáculos adulto e infanto-juvenil, de sala ou de rua assim como teatro de animação. Ao todo foram selecionados 12 espetáculos para integrar a programação do festival, exclusivamente do interior do Estado. Cada espetáculo selecionado se apresentará duas vezes e seus integrantes terão oportunidade de participar das ações formativas do projeto.

O evento promoverá também mesas redondas, palestras, oficinas e master class (aula ministrada por especialista da área). O acesso do público aos espetáculos será permitido diante a compra de ingressos a preços simbólicos, já as ações paralelas e de formação serão gratuitos.

Nesta 3ª edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia, será mantida a parceria com o Prêmio Braskem de Teatro, para que os espetáculos integrantes da mostra concorram ao prêmio na categoria exclusiva para o interior do Estado.

A Bahia possui uma das culturas mais ricas e diversificadas do país e abriga inúmeras manifestações culturais. O teatro produzido no estado desfruta de notoriedade no circuito cultural do país com espetáculos que fizeram história e contribuem para desmistificar a imagem baiana/nordestina com produtos culturais de alta qualidade técnica e artística e que já revelaram nomes como Wagner Moura, Vladimir Brichta, Lázaro Ramos e Daniel Boaventura.

O interior do Estado é rico em manifestações culturais e artísticas. Em muitas cidades são encontrados grupos de teatro, que desenvolvem trabalho artístico apresentado nos espaços culturais locais. O festival se propõe a incentivar essa produção teatral, promover a circulação dos espetáculos e abrir novos caminhos para estes grupos, a partir de maior visibilidade e novas plateias.

O festival tem como objetivo incentivar e difundir a produção teatral baiana, por meio de Seleção Pública aberta a participação de grupos e produtores teatrais atuantes nas cidades do interior do Estado, que serão selecionados e integrarão a programação artística do festival.

O projeto busca inserir as cidades sedes do festival no contexto cultural baiano como cidades pólos das artes cênicas, fortalecendo a produção teatral do interior da Bahia, possibilitando o intercâmbio de ideias e experiências de profissionais das artes de todo o estado, além de premiar e reconhecer o teatro produzido no interior da Bahia, através do prestigiado Prêmio Braskem de Teatro.

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114835 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]