TJBA: Feira de Santana e Jeremoabo promovem ações para a semana justiça pela paz em casa

Cartaz anuncia campanha ‘Não se cale’. Meta do Poder Judiciário é conter violência doméstica.
Cartaz anuncia campanha ‘Não se cale’. Meta do Poder Judiciário é conter violência doméstica.
Cartaz anuncia campanha ‘Não se cale’. Meta do Poder Judiciário é conter violência doméstica.
Cartaz anuncia campanha ‘Não se cale’. Meta do Poder Judiciário é conter violência doméstica.

As comarcas do interior do Estado também estão engajadas no combate a violência contra a mulher. Feira de Santana, localizada a 116 quilômetros de Salvador, e Jeremoabo, a 386 quilômetros, têm ações planejadas para a 11ª Semana Justiça pela Paz em Casa, que acontece a partir desta segunda-feira (20/08/2018) até sexta (24).

Além do mutirão concentrado de audiência durante a Semana, organizado pela Vara da Justiça pela Paz em Casa de Feira de Santana, a Faculdade Anisio Teixeira será palco de um ciclo de palestras sobre violência contra a mulher. No dia 23, é a vez da Universidade Estadual de Feira de Santana. Os eventos são gratuitos e acontecem das 19h às 23h.

Para se inscrever na Semana Justiça pela Paz em Casa da Comarca de Feira de Santana, basta acessar o site da Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e acessar o Sistema de Gestão de Educação Corporativa e escolher a opção magistrados/servidores ou visitantes. As inscrições estão abertas até o dia 17 de agosto, sexta-feira.

Durante o evento, o Juiz Wagner Ribeiro, Titular da Vara da Justiça pela Paz em Casa de Feira de Santana, apresentará as ações desenvolvidas pela unidade, como dinâmica de funcionamento, medidas protetivas e acompanhamento ao homem agressor. A Presidente da Coordenadoria da Mulher, Desembargadora, Nágila Brito; o Promotor de Justiça Alex Neves; a Delegada Tatiane Brito e o Defensor Público Mauricio Moitinho; o Psicólogo Murilo Gomide e a Coordenadora do Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria (CRMQ) Maria Josailma Ferreira também ministrarão palestras.

Jeremoabo

Um mutirão de audiências de instrução e julgamento com processos relativos a violência doméstica contra a mulher acontecerá nas próximas quarta-feira (22) e quinta-feira (23) na Comarca de Jeremoabo, norte do Estado.

A iniciativa busca promover agilidade aos processos relativos a crimes praticados, com violência ou grave ameaça, e chamar a atenção da população local para o problema da violência doméstica contra a mulher.

As audiências serão presididas pelo Juiz Titular da Vara Crime, Leandro Ferreira de Moraes. De acordo com Leonardo Bitencourt de Hungria, Diretor Criminal da Comarca, 30 audiências de instrução e julgamento estão pautadas para o período.

As partes envolvidas nos processos já foram intimadas e devem comparecer ao Fórum Dr. Jonas de Carvalho Gomes nas datas indicadas. Os Assistentes Sociais e Psicólogos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Jeremoabo (Creas) também estão presentes, oferecendo suporte aos envolvidos nos processos.

A Gestão Ambiental da BR-235, que consiste em uma associação entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), participa da ação, promovendo conscientização sobre a matéria, em parceria com os Servidores da Secretaria de Assistência Social do Município. Na ocasião, a DNIT/UFV é representada pelo Coordenador de Comunicação Social, Frederico Andrade e pela Coordenadora de Educação Ambiental, Susi Mota.

Unicorp

A Universidade Corporativa do TJBA constitui uma prioridade da gestão do Presidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Britto. Unidade vinculada à Assessoria Especial da Presidência II Assuntos Institucionais (AEP II), cuja coordenação cabe à Juíza Rita Ramos, a Unicorp possui como propósito o planejamento, a consolidação e a expansão do sistema integrado de educação corporativa. Sua atuação foca na formação e aperfeiçoamento de Magistrados e Servidores, bem como na Gestão do Conhecimento, alinhando-se às diretrizes e aos objetivos estratégicos do TJBA.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.