Salvador: Roda de conversa discute desafios na preservação dos monumentos públicos, evento ocorre no Teatro Gregório de Mattos

Patrimônio É... discute ações de preservação dos monumentos públicos no Teatro Gregório de Mattos.
Patrimônio É... discute ações de preservação dos monumentos públicos no Teatro Gregório de Mattos.

Nesta terça-feira (21/08/2018), às 18 horas, no Teatro Gregório de Mattos, o Patrimônio É… traz o tema Monumentos Públicos: Os Desafios da Preservação. A roda de conversa conta com a participação da Professora Solange Araújo, do Prof. José Dirson Argolo e Milena Tavares. A mediação fica por conta de Daniel Sande Rodrigues da Costa, Diretor de Equipamentos, Mobiliário Urbano e Edificações Públicas da Secretaria de Manutenção da Cidade – SEMAN.

Solange Araújo é Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, onde é professora, tendo ainda coordenado o curso de Arquitetura e Urbanismo na instituição entre 1992 e 1996, e 1998 e 2002. É presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil / Departamento Bahia. Pesquisa tipos morfológicos de espaços públicos de centros antigos e tecnologia aplicada a arquitetura e urbanismo.

José Dirson Argolo é Doutor em Artes Visuais. Durante 30 anos ocupou a cadeira de Restauração de Obras de Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.  É consultor, coordenador e executor na restauração de templos e monumentos públicos, bem como de pinturas, imaginária e esculturas. Autor do livro Restauração do Convento de Santo Antônio de Cairu. É membro ativo da Associação Brasileira de Restauradores, onde, juntamente com um grupo de restauradores, está travando uma luta pelo reconhecimento da profissão do restaurador.

Milena Tavares é Diretora de Patrimônio e Humanidades (FGM). Arquiteta Urbanista (FAUFBA), especialista em conservação e restauro de monumentos e sítios históricos (PPGU-FAUFBA) e em gestão de cultura dos estados do nordeste (UFRPE). Atuou na Gerência de Sítios Históricos (FGM), e no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) como: Coordenadora de Restauro de Elementos Artísticos, Subgerente de Áreas de Interesse Cultural e Bens Imóveis e arquiteta na Subgerência de Projetos.

Patrimônio É… é um projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, que aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão dez encontros em 2018, com emissão de certificado ao final, para quem participar de, pelo menos, 70% das rodas de conversa.

A Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC), vinculada à Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, firmou parceria com a Faculdade Livre da Maturidade São Bento, que fica no anexo da Igreja da Graça. A instituição promove curso livre de atualização cultural e qualidade de vida para homens e mulheres com mais de cinquenta anos. São oferecidos aos alunos atividades para bem estar físico, mental, espiritual e social, através de uma grade composta por oficinas de dança, pintura, artesanato, idiomas, moda, música, teatro, entre outras. Além das aulas teóricas e práticas, o grupo realiza e participa de eventos, festas, passeios, viagens, palestras e muitos mais. Durante todo o ano, os discentes da melhor idade têm cadeiras garantidas em todas as edições do Patrimônio É… 2018.

Salvador Memória Viva

O Programa Salvador Memória Viva, da Gerência de Patrimônio Cultural da FGM, objetiva promover ações voltadas à preservação do patrimônio cultural da nossa cidade, prevendo divulgação e recuperação de monumentos públicos, reforma dos equipamentos culturais administrados pela Fundação, além da aplicação de políticas de proteção legal a bens materiais e imateriais e o estabelecimento de rodas de conversas mensais com a sociedade, com temas atinentes a essas questões. O programa pretende ampliar o entendimento do cidadão, acerca dos valores que conformam sua identidade, tornando-o um parceiro no processo de salvaguarda de elementos de referência da paisagem cultural e da memória local.

Agenda

O quê: Patrimônio É… roda de conversa com o tema Monumentos Públicos: Os Desafios da Preservação

Quando: 21 de agosto, às 18 horas

Onde: Teatro Gregório de Mattos, em Salvador

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108167 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]