Salvador: Movimento Renova OAB anunciará pré-candidato à eleição durante confraternização do Dia dos Advogados

Encontro do Movimento 'Renova OAB' foi realizado em Salvador.Encontro do Movimento 'Renova OAB' foi realizado em Salvador.
Encontro do Movimento 'Renova OAB' foi realizado em Salvador.

Encontro do Movimento ‘Renova OAB’ foi realizado em Salvador.

O Movimento Renova OAB, grupo criado por advogados e advogadas insatisfeitos com a condução da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil e com os problemas enfrentados pela advocacia no estado, escolheu o Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto de 2018, para anunciar o seu pré-candidato à eleição da OAB-BA. O anúncio será feito durante confraternização da categoria, no espaço Villa São José Cerimonial, no Cabula.

Criado no início deste ano, o Renova OAB é fruto da insatisfação generalizada de profissionais do Direito que reivindicam a defesa de suas prerrogativas e melhores condições para o exercício da advocacia no estado. Ao longo dos últimos meses, os participantes têm debatido ideias e propostas de como modificar a realidade atual e criar novos horizontes que permitam recuperar a dignidade da advocacia baiana.

“O Renova OAB não foi construído de forma individual. É um movimento de um grupo novo de advogados, de lideranças que estão preocupadas com a realidade da advocacia. Há profissionais de diferentes áreas que atuam há anos, jovens advogados, mulheres, entre outros, que querem recuperar a dignidade e o orgulho de ser advogado”, afirma o Doutor em Direito Penal Econômico, professor do mestrado e da graduação da UFBA e advogado criminalista Gamil Föppel.

Para a advogada Aline Batista, que atua no ramo do Direito Administrativo, além da preocupação com os desafios atuais da advocacia, o Renova OAB também está atento a sua constituição. “É importante verificar que é um movimento plural com maciça participação das mulheres. A mudança tem que ocorrer em diferentes esferas. O número de mulheres advogadas tem crescido a cada ano. Por isso, é imprescindível que todos os gêneros estejam contemplados nessa renovação necessária e urgente”, ressalta.

Desde que foi criado, o movimento já teve encontros em diferentes cidades do interior do estado, além de reuniões na capital baiana. “É perceptível como a participação de novos advogados e advogadas tem crescido. Isso, pra mim, só demonstra que há uma insatisfação e que há uma vontade de mudar essa realidade. O mais importante é que o Movimento Renova OAB sabe como fazer isto porque é derivado da união de diferentes ideias mas com um propósito em comum: resgatar a dignidade da nossa profissão”, destaca o advogado eleitoralista Tiago Ayres, mestre em Direito Público pela UFBA.

O advogado criminalista e professor da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) Daniel Keller frisa que é necessário valorizar a advocacia. “Quando minhas turmas começaram a se formar, eu comecei a perceber no discurso dos alunos como tem sido difícil advogar Quando eu perguntei porque muitos não queriam optar pela advocacia, responderam que é uma carreira que não tem sido muito valorizada. Neste contexto, um dos aspectos que mais simbolizam o Renova OAB é justamente trazer de volta a valorização do que é advogar”, pontua.

Após o anúncio que será feito por lideranças do Movimento Renova OAB, haverá um show de uma banda baiana para confraternização dos advogados e advogadas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]