Salvador: Grupo X comemora 20 anos de pesquisa e criação em dança no Palacete das Artes

Apresentação do espetáculo ‘Se você quiser…’.
Apresentação do espetáculo ‘Se você quiser…’.
Apresentação do espetáculo ‘Se você quiser…’.
Apresentação do espetáculo ‘Se você quiser…’.

O Grupo X de Improvisação em Dança completa 20 anos em 2018 e, desde o mês de Abril, vem realizando uma série de atividades em comemoração. Nesse segundo semestre, até dezembro, ocupará o Palacete das Artes, mensalmente, com apresentações de espetáculos do seu repertório, instalações e exposição itinerante. A ocupação começa no dia 31 de agosto de 2018, às 18 horas, no jardim do Palacete das Artes, com o mais novo trabalho intitulado ‘Se você quiser…’.

O espetáculo é uma colcha de retalhos da história do Grupo X que reúne, além das memórias dos dançarinos e da interação com o público e o espaço, elementos de espetáculos anteriores, como ‘Ana tem medo do escuro’ (2017), ‘Mais ou menos depois do meio’ (2015), ‘Pequetitas Coisas Entre Nós Mesmos’ (2011), ‘Os Três Audíveis… Ana, Judite e Priscila’ (2008) e ‘O canto de cada um’ (2003).

‘Se você quiser …’ traz para cena as memórias individuais e coletivas que se constroem com os encontros, com o que os espaços provocam nos intérpretes-criadores, na criação do varal com imagens, objetos, figurinos oníricos e frases que estimulam a performance. Toda a trajetória do espetáculo é permeada pela exploração de bancos plásticos, que funcionam como elementos de ligação entre os intérpretes-criadores e provocam estados corporais distinto.

“Mais do que representação dessas memórias, é um estado de presença. Criamos um espaço ao mesmo tempo fictício e real. Nos interessa as relações que se estabelecem com as pessoas, com os lugares, com os sons, comportamentos, etc”, descreve Edu O..

O espetáculo, criado para espaços externos e estreou na rua, adapta-se às áreas internas, como o Palacete. “O jardim do Palacete das Artes é um espaço ideal para o trabalho, onde a plasticidade também é muito importante. É uma instalação performática”, explica Edu O..

Grupo X

Fundado como projeto de extensão da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia pelos professores Fafá Daltro e David Iannitelli, o Grupo X explora, para além da pesquisa acadêmica, a criação artística, levando em conta questões relacionadas à acessibilidade e reflexões pertinentes à investigação e configuração em dança contemporânea, que tenham a improvisação cênica como eixo condutor.

Com coordenação do professor Edu O. e direção artística de Fafá, a companhia é formada hoje por nove dançarinos/coreógrafos/pesquisadores –  Fafá Daltro, Edu O., Taynah Melo, Natalia Rocha, Diane Portella, Iran Sampaio, William Gomes, Aline Lucena, Nei Lima e Daiana Carvalho e também conta com as cantoras convidadas Andréa Daltro, Talita Avelino e do músico Felipe Sousa.

Ocupação

Até dezembro de 2018, o Grupo X fará apresentações únicas de alguns espetáculos do seu repertório. O primeiro é ‘Se você quiser …’, no dia 31 de agosto. Já em setembro, no dia 21, será a vez de Fulaninha’s. Em Outubro, a ocupação do Palacete das Artes continua com Superficies flutuantes, no dia 26 – ocorrerá ainda apresentações deste espetáculo no Congresso da UFBA, de 16 a 18 de outubro.

Ana tem medo do escuro é o espetáculo a ser apresentado em novembro, no dia 16. O projeto acaba no dia 14 de dezembro com a montagem Se quiser, deixe sua lembrança!.

Agenda

O quê: espetáculo ‘Se você quiser…’ –  20 anos do Grupo X

Quando: 31 de agosto, às 18 horas

Onde: Jardim do Palacete das Artes, em Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111179 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]