Salvador: Fundação Gregório de Mattos lança Jogos Educativos Kaê Erê

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz anuncia Caminhos da Leitura.
Cartaz anuncia Caminhos da Leitura.
Cartaz anuncia Caminhos da Leitura.
Cartaz anuncia Caminhos da Leitura.

Nesta quinta-feira (23/08/2018), às 15 horas, no Colégio Municipal de Pituaçu, acontece a entrega do primeiro kit dos jogos Educativos Kaê Erê (Ler Criança), lançado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), Prefeitura de Salvador.

A Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM desenvolveu os jogos educativos devido a sua importância para o desenvolvimento e fortalecimento cognitivo infantil, além de trabalhar a memória, a atenção e incentivar a socialização, de maneira prazerosa e divertida, dentro do programa Caminhos da Leitura.

O kit consiste em dois tabuleiros com dois jogos africanos com os devidos manuais de instrução: Yoté – jogo de estratégias, que pode ser praticado por dois ou mais jogadores e é encontrado em vários países da África Central. Constitui-se em um material didático que busca resgatar a história dos afro-brasileiros e se destina a todas as crianças. O Shisima – jogo matemático muito usado pelas crianças do Quênia. Shisima significa “extensão da d’água”. A lógica é igual ao jogo da velha.

Para apresentação da metodologia, o grupo História de Raiz desenvolveu uma performance explicativa, onde utilizará histórias de matriz africana para contextualizar e facilitar o entendimento e assimilação dos objetivos e regras de cada um dos jogos.

Caminhos da Leitura

Programa de arte-educação da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura, com circulação de livros, exposições, contação de histórias, encontros com escritores, oficinas de produção de bonecos e apresentação de Contos Cantados em escolas, bibliotecas e praças da cidade.

Dentro do programa Caminhos da Leitura, durante todo o ano de 2017, 2017, foram executadas 24 ações de promoção da leitura desenvolvidas em 28 dias, no período de (16/10) à (28/11). Em 2018, a fim de dar continuidade às práticas de incentivo ao hábito da leitura, foi iniciado o projeto Sacola Literária, onde, através de uma sacola que carrega livros para escolas, praças e bibliotecas da cidade, contando a história de Salvador, com assuntos a serem trabalhados dentro de um calendário temático e priorizando autores baianos, através de performances educativas e interativas em parceria com o Projeto Dom Quixote – Ufba, Sesc, SUP e Cidade Mãe.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113605 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]