Região Norte dita o ritmo de Festival de Fotografia em São Paulo

A fotografia Luto, de Berna Reale, compõe a mostra da décima segunda edição da SP-Arte.
A fotografia Luto, de Berna Reale, compõe a mostra da décima segunda edição da SP-Arte.
A fotografia Luto, de Berna Reale, compõe a mostra da décima segunda edição da SP-Arte.
A fotografia Luto, de Berna Reale, compõe a mostra da décima segunda edição da SP-Arte.

Após o grande sucesso no Pavilhão da Bienal de São Paulo, a SP-Arte, principal festival de arte do hemisfério sul, realiza entre os dias 22 e 26 de agosto sua edição exclusiva de fotografia e vídeo, reunindo novamente as principais galerias de arte de todo o Brasil.

Contando com a participação de 30 galerias, o festival tem uma programação intensa que atrai apreciadores, críticos, pesquisadores e principalmente o mercado de arte. Com grande relevância no cenário artístico brasileiro, em seus cinco dias de evento é possível ver lado a lado, desde obras consagradas dos mais importantes fotógrafos, a grandes surpresas e apostas da nova geração na arte contemporânea, uma oportunidade única para conhecer, apreciar e possivelmente adquirir obras de arte.

Um dos grandes destaques deste ano fica por conta da forte presença de artistas provenientes do norte do país, estando presentes em diversas galerias brasileiras, são os casos da Nara Roesler, Casanova, Gávea, Lume, OMA Galeria, entre outras.

Um dos fatores que comprovam essa importância da região como berço e morada de grandes artistas é a obra da paraense Berna Reale, conhecida por suas performances que encarnam uma visceralidade corporal e social, a artista possui uma vasta produção e uma carreira proeminente, um dos grandes expoentes brasileiro no exterior.

Outro artista que se destaca por sua singularidade é o sergipano Nario Barbosa, com um trabalho mais intimista e de características autobiográficas, resgata questões de memória, de quem nasceu em uma família de bordadeiras e adequou a prática do ponto cruz sobre suas fotografias, realizando intervenções e criando uma poética que remete ao imaginário urbano, deflagrando uma delicada visão da metrópole paulistana.

O trabalho do artista Nario Barbosa é possível ser visto na OMA Galeria, que curiosamente realiza sua primeira participação na SP-Arte/Foto justamente apostando em dois artistas da região norte, além de Nario a galeria apresenta o trabalho da maranhense Elen Braga, que exibirá suas performances no formato de vídeo-arte, onde se submete a provas exaustivas, desafiando seus próprios limites e colocando em voga questões de estereótipos e preconceito com a mulher.

Quando perguntado sobre a importância do festival, Nario Barbosa comenta que “esta é uma grande oportunidade de aproximações e trocas com vários setores do circuito das Artes Visuais, desde colecionadores, curadores, instituições e até o público que já acompanha seu trabalho remotamente”.

O evento acontecerá em São Paulo no Shopping Jk Iguatemi de 22 a 26 de agosto, de quinta-feira a sábado das 13 às 21 horas e no domingo das 13 às 20 horas, entrada gratuita.

Sobre a OMA Galeria

A OMA Galeria é o primeiro espaço privado de artes visuais do ABC. Localizada em São Bernardo do Campo, a galeria está sob os cuidados do galerista Thomaz Pacheco. Em seus quatro anos, o espaço tornou-se referência na região e destaca-se no circuito das artes por seus projetos culturais, como encontros, workshops e debates (promovidos pelo OMA Educação, OMA Cultural), e por seu quadro de artistas representados (Andrey Rossi, Bruno Novaes, Daniel Melim, Elen Braga, Giovani Caramello, Nario Barbosa e Thiago Toes) que participam de diversas atividades dentro e fora do país.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]