Professora recebe Título de Cidadã Feirense e defende escola de qualidade

Professora Maria das Neves é homenageada na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Professora Maria das Neves é homenageada na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Professora Maria das Neves é homenageada na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Professora Maria das Neves é homenageada na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Todas as coisas têm o seu tempo e todas elas passam debaixo do céu segundo o termo que a cada uma foi prescrito. O primeiro verso do terceiro capítulo de Eclesiastes foi citado pela professora Maria das Neves Castro dos Santos, para ilustrar o emocionante discurso de agradecimento pelo Título de Cidadã Feirense concedido pela Câmara Municipal de Feira de Santana. A entrega da honraria aconteceu na noite desta terça-feira (14/08/2018).

Destacando a simbologia da homenagem, a professora nascida na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, lembrou que em 1971 decidiu fazer de Feira de Santana o seu lugar. “Essa cidade me deu futuro, passado, pertencimento e maternidade. Me deu particularmente o meu presente”, afirmou Maria das Neves Castro, lamentando que a escola de qualidade ainda seja privilégio de poucos.

A professora graduada em Estudos Sociais que se tornou mestra em Ciências da Educação citou Fernando Pessoa para proclamar a sua condição de cidadã feirense: “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo/Por isso me aldeia é tão grande como outra qualquer/Porque eu sou do tamanho do que vejo/E não do tamanho da minha altura.”

“A maior parte da população da Bahia continua a viver sob o medo, a inoperância e a incerteza do aprender”, enfatizou Maria das Neves, ao defender que Feira de Santana seja referência para outras cidades do Brasil. O título, segundo pela, é fruto da generosidade dos vereadores e dos feirenses de modo geral. “Com muito orgulho proclamo: Sou cidadã feirense”, finalizou.

A trajetória da homenageada foi apresentada pelo vereador José Carneiro Rocha, autor do projeto de concessão do título. “Ser professor é uma aventura permanente de ensinar e aprender”, definiu, ao saudar os convidados que ocuparam o plenário e a galeria da Casa da Cidadania. Carneiro falou sobre a atuação da professora ao longo de quase três décadas no exercício da profissão. A entrega do título foi feita pelo vereador Roberto Tourinho e sua esposa, Andreia, ex-alunos da nova cidadã feirense.

A Mesa de Honra foi composta pelo vereador José Carneiro Rocha, presidente do Legislativo e que conduziu a sessão; Alcione Cedraz, diretor presidente da Previdência Municipal e ex-vereador, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho; Silvio Souza Cardim, Grão Mestre do Grande Oriente Estadual da Bahia; a homenageada e seu esposo, Edward dos Santos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]