Nelson Maca e Jorjão Bafafé se apresentam no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador

Cartaz anuncia Quintas Gregorianas com Nelson Maca e Jorjão Bafafé, no Teatro Gregório de Mattos em Salvador.
Cartaz anuncia Quintas Gregorianas com Nelson Maca e Jorjão Bafafé, no Teatro Gregório de Mattos em Salvador.
Cartaz anuncia Quintas Gregorianas com Nelson Maca e Jorjão Bafafé, no Teatro Gregório de Mattos em Salvador.
Cartaz anuncia Quintas Gregorianas com Nelson Maca e Jorjão Bafafé, no Teatro Gregório de Mattos em Salvador.

Em agosto, o “Quintas Gregorianas” movimenta a exposição Gregórios, que foi estendida até outubro na Galeria do Teatro Gregório de Mattos. Sempre provocativa e instigadora de reflexões, a programação esse mês ganhou a participação ilustre do poeta baiano Nelson Maca acompanhado do mestre da percussão Jorjão Bafafé.

Nesta quinta-feira (23/08/2018), às 19 horas, o público irá conferir Tamborismo: Poesia & Tambor, performance que nasce do encontro entre a poesia e a percussão. Temas, formatos e ritmos da diáspora africana. O poeta, também professor e idealizador do Sarau bem Black apresenta um conjunto de poemas autorais que transitam entre o belo e bélico, enquanto o mestre da percussão traz para a performance sua longa trajetória na música afro-baiana.

Criada em 2014, a performance Tamborismo: Poesia & Tambor já foi apresentada em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraty. Trata-se de uma forma de expressão da oralidade contemporânea estruturada a partir de elementos da poesia do ‘poema batuque’, do ‘slam poetry’, do ‘dub poetry’ e do ‘rhythm and poety’ (rap). Explora o ritmo da língua e do corpo, acompanhada pelo couro e efeitos da percussão afro-diaspórica. Musicalmente, bebe das células rítmicas do candomblé, do reggae, do dub, do rap, do kalyso, do funk carioca e do funk-soul.

Nelson Maca é poeta, militante do Movimento Negro e professor de Literatura Brasileira da Universidade Católica de Salvador. Fundou o Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que articula o Sarau Bem Black, Slam Lonan, Encontro de Literatura Divergente e a Balada Literária da Bahia. Participou de várias coletâneas de poesia e lançou o livro de poemas Gramática da Ira. Estreou a performance ‘CandomBlackesia: Axé e Poesia na Batida’ no XX PERCPAN, com a qual tem se apresentado, ao lado do Afro-Power-Trio, desde 2014. Lançará no segundo semestre de 2018 o livro de contos ‘Relatos da Guerra Preta’.

Jorjão Bafafé é mestre da cultura popular, carnavalesco, músico, pesquisador e incentivador da cultura. Exemplo vivo da herança africana legada à cultura brasileira, o percussionista sempre teve seu trabalho voltado para a valorização da dança, da música e da cultura Ijexá. Sua história pessoal é um exemplo fundamental para a compreensão da história e da identidade cultural da comunidade afro-descendente na sua comunidade, em Salvador e no Brasil como um todo. Mestre em percussão ijexá, é Ogan do Terreiro Alabeji de Jagum, onde nasceu e vive até hoje. Neto da Yalorixá  Maria Amélia, fundadora do terreiro, começou a viver a cultura Ijexá aos 8 anos de idade.

GREGÓRIOS – Ambientada num circuito dinâmico e criativo, com diversas texturas, composta pela vasta obra creditada a Gregório de Mattos, a mostra cria uma atmosfera seiscentista da Salvador do poeta, por via da iluminação, dos sons, de imagens e objetos que transportam os visitantes àqueles tempos em que a capital da Bahia já se fazia majestosa e a mais importante cidade das Américas. Além da vida e obra do Boca de Brasa, uma linha do tempo retrata a trajetória da Fundação que leva seu nome, a Fundação Gregório de Mattos, criada em 1986 e que, ao longo de três décadas, tem sido uma instituição importante para alavancar ações e projetos culturais em Salvador.

A exposição GREGÓRIOS está em cartaz na Galeria do Teatro Gregório de Mattos e segue até o mês de outubro, quando será remodelada e ganhará formato de memorial permanente. A exposição Gregórios tem curadoria e conceito de Joãozito (in memorian), Lanussi Pasquali e Carla Zollinger, com cenografia de Renata Mota e Produção Executiva assinada pela Multi Planejamento Cultural.

Agenda

O que: ‘Quintas Gregorianas’-Tamborismo: Poesia & Tambor com Nelson Maca e Jorjão Bafafé

Quando: 23 de agosto, às 19 horas

Onde: Galeria do Teatro Gregório de Mattos, em Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111093 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]