Mucugê registra 100% de ocupação dos hotéis durante feira literária

Mucugê recede 10 mil turistas durante feira literária.
Mucugê recede 10 mil turistas durante feira literária.
Mucugê recede 10 mil turistas durante feira literária.
Mucugê recede 10 mil turistas durante feira literária.

A Feira Literária de Mucugê (Fligê) começa nesta quinta-feira (16/08/2018) com intensa programação. Até domingo (19), 10 mil turistas devem visitar a cidade (situada a 480 quilômetros de Salvador), um dos principais destinos da Chapada Diamantina. No roteiro de atrações, os amantes da leitura e literatura podem desfrutar de encontros, bate-papos e rodas de conversas com os escritores.

Realizado com apoio do governo estadual, o evento estimula o turismo e movimenta a economia do município. A rede hoteleira lotada é um dos indicativos do êxito desta iniciativa. Conforme levantamento da Prefeitura de Mucugê, o retorno financeiro da Feira Literária chega a R$ 10 milhões em exposição na mídia e atração de visitantes.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Euvaldo Ribeiro, das 10 mil pessoas esperadas, seis mil devem pernoitar na cidade. “A grande procura levou a rede hoteleira a atingir 100% de ocupação. Muitas casas também foram alugadas devido à plena ocupação dos hotéis”, disse.

Baianos de cidades como Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana vão ocupar os 30 apartamentos da Pousada Mucugê. Segundo o proprietário Juth Matos, à participação nas atividades da Fligê, turistas poderão aliar passeios leves e de médio esforço oferecidos por agências parceiras. A lista de opções inclui a Cachoeira do Buracão, o Projeto Sempre Viva e a Vila de Igatu, em Andaraí, município vizinho.

Com todos os 17 quartos ocupados, a Pousada Monte Azul vai receber hóspedes das regiões Sul e Sudeste. Dono do meio de hospedagem, o alemão naturalizado brasileiro Gotz Gerhard von Ammon enxerga na Fligê a chance de gerar renda, tanto para a rede hoteleira quanto para os moradores da cidade: “Eventos como este abrem uma janela de oportunidades”, resume.

No período, além da oferta dos empreendimentos formais, o comércio informal oferecerá aos visitantes produtos típicos da região, a exemplo de artesanato, cafés, cachaça, cerveja artesanal e frutas como morango, impulsionando a produção associada ao turismo.

Fligê

Esta será a terceira edição da Feira Literária de Mucugê, que este ano homenageia a escritora Conceição Evaristo e tem como tema Literatura e resistência – A vida nos rastros da palavra. A vasta programação inclui lançamentos de livros, debates e oficinas, como a de xilogravura, capitaneada pelo artista plástico Silvio Jessé.

Dentre as apresentações musicais previstas estão shows dos cantores Ana de Hollanda, Chico César e Chico Brown, filho de Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque. A Filarmônica 23 de Dezembro figura entre as atrações locais. A programação completa está disponível no site: www.flige.com.br.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108108 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]