Maternidade da UFBA promove atividades durante Semana Mundial de Aleitamento Materno

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz anuncia atividade da 'Semana Mundial de Amamentação'.
Cartaz anuncia atividade da 'Semana Mundial de Amamentação'.
Cartaz anuncia atividade da 'Semana Mundial de Amamentação'.
Cartaz anuncia atividade da ‘Semana Mundial de Amamentação’.

A partir desta quarta-feira 1º de agosto de 2018, a Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia, da Rede Ebserh, vai promover uma série de atividades voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que vai até o dia 7.

Na MCO-UFBA, o Banco de Leite Humano incentiva o aleitamento materno por meio de diversas ações voltadas para as pacientes, como orientação no pré-natal e pós-parto, ações educativas e assistência às mães com dificuldade de amamentação, além da coleta e pasteurização do leite doado para alimentação dos bebês da UTI Neonatal.

Sandra Faria, neonatologista coordenadora do Banco de Leite da MCO-UFBA, indica os benefícios do aleitamento materno: “O leite materno é a primeira opção de alimentação para a criança, nos primeiros seis meses de vida, o aleitamento materno exclusivo garante anticorpos para o bebê e previne contra doenças, além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê”, destaca.

A SMAM é realizada desde 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA) e este ano tem como tema “Amamentação é a base da vida”. O objetivo desta semana é mostrar os benefícios da amamentação e incentivar as organizações em todo o mundo a se voltarem para a questão.

Doação de Leite Materno

Atualmente, o BLH da Maternidade Climério de Oliveira conta com 31 doadoras, são mulheres que estão produzindo mais leite que o necessário para seu bebê e dedicam um tempo diário a coletar o próprio leite para doação. O material é armazenado na casa da doadora e depois coletado pela equipe do Corpo de Bombeiros da Bahia, que leva diretamente para o BLH.

Cada litro de leite doado pode beneficiar até dez bebês internados na UTI. Para se tornar doadora, é preciso estar saudável e entrar em contato com BLH. A unidade também precisa de doações de frascos de vidro com tampa de plástico, nos quais é armazenado o leite doado.

Banco de Leite Humano da Maternidade Climério de Oliveira

End.: Rua do Limoeiro, 137 – Nazaré, Salvador-BA

Programação da SMAM 2018

02/08 – Quinta-feira | 14h – Abertura da SMAM 2018 da MCO-UFBA | Palestra: Amamentação é a base da vida | Local: Auditório (MCO Federação)

03/08 – Sexta-feira | 9h – Roda de conversa com gestantes e puérperas | Local: Enfermaria (MCO Federação)

06/08 – Segunda-feira | 10h – Roda de conversa com gestantes | Local: Ambulatório (MCO Nazaré)

07/08 – Terça-feira | 9h –  Roda de conversa com as mães da UTI e Canguru | Local: MCO Federação

07/08 – Terça-feira | 10h – Roda de conversa com acompanhantes | Local: Ambulatório (MCO Nazaré)

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]