Grupo de Teatro Finos Trapos realiza seminário em Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz anuncia Seminário Fazer Pensar│Artes Cênicas.
Cartaz anuncia Seminário Fazer Pensar│Artes Cênicas.
Cartaz anuncia Seminário Fazer Pensar│Artes Cênicas.
Cartaz anuncia Seminário Fazer Pensar│Artes Cênicas.

O Seminário Fazer Pensar│Artes Cênicas será realizado neste sábado (25/08/2018), das 9 às 17 horas, em Salvador, com acesso gratuito e vagas limitadas, As inscrições deverão ser feitas pelo site: http://www.grupofinostrapos.com.br/. O evento se destina a educadores, estudantes de artes, artistas e interessados em geral, com emissão de certificado.

O público presente terá oportunidade de participar do compartilhamento de experiências de profissionais atuantes no mercado baiano, na contemporaneidade. No turno da manhã o gestor, produtor cultural e doutorando Plínio Rattes explanará sobre possíveis modelos de gestão, características e usos que são dados aos mais diversos edifícios que possuem como atividade fim a promoção de encontros culturais e manifestações artísticas. Haverá ainda a fala da professora doutora da Escola de Dança da UFBA Rita Aquino, que trará reflexões sobre o campo da mediação cultural, numa perspectiva de práticas colaborativas em processos educacionais e artísticos. A mesa terá a mediação da produtora cultural e educadora Poliana Bicalho.

A partir das 14 horas o diretor, ator e produtor cultural Georgenes Isaac explanará sobre os processos de criação dramatúrgica e escritas performativas, utilizados dentro do Coletivo Das Liliths que giram em torno das urgências e necessidades de corpos dissidentes em utilizar a cena como mecanismo de comunicação com o mundo. Logo em seguida, o professor doutor Tom Conceição, membro do Núcleo Itinerante de Artes Cênicas, apresentará uma seleção de propostas dramatúrgicas que, no contexto afrodiaspórico no passado e no presente, não só provocaram a revisão e atualização da presença negra nas artes da cena, mas também, impulsionam mudanças de paradigmas para além das artes. A mesa terá a mediação do dramaturgo, ator e educador Francisco André.

O Seminário faz parte da ação: Diálogos da Cena que foi concebida com o intuito de ampliar os espaços formativos a respeito do diálogo sobre produção artística e educação, tendo eixos impulsionadores a dramaturgia, a produção e mediação cultural, sendo uma ação do Projeto Abrigo e Morada – ano II, executado desde março de 2018 e que celebra a comemoração dos 15 anos do Grupo de Teatro Finos Trapos.

Lançamento de livros

Ainda no dia 25 de agosto, a partir das 17 horas, o público de Salvador terá a oportunidade de participar do lançamento de dois livros: Alvenarias Cênicas: Diálogos sobre Especialidades da Engenharia Teatral, publicado pela e Giostrie Editora e O Teatro como a Arte do Encontro: Dramaturgia da sala de Ensaio, Teatro de Grupo, Criação Colaborativa, publicado pela Edições UESB.

A obra Alvenarias Cênicas: Diálogos sobre Especialidades da Engenharia Teatral, com o prefácio da professora Antonia Pereira é o resultado do trabalho desenvolvido em nove distintas especialidades da prática teatral, reunidas sob o adjetivo de Alvenarias Cênicas: dramaturgia, encenação, corpo e voz, figurino, maquiagem, cenografia, trilha sonora, produção e mediação cultural. O trabalho foi realizado ao longo do ano de 2017, nas cidades de Cachoeira, Alagoinhas, Guanambi, Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim, por membros e colaboradores do Grupo Finos Trapos, sendo uma oportunidade para os leitores conhecerem o processo e encontros de ensino aprendizagem. A obra foi organizada por Francisco André, Frank Magalhães e Thiago Carvalho e conta com as contribuições dos artistas docentes pesquisadores Tom Conceição, Tomaz Mota, Poliana Nunes, Poliana Bicalho, Ramona Azevedo e Yoshi Aguiar.

A segunda publicação O Teatro como a Arte do Encontro: Dramaturgia da sala de Ensaio, Teatro de Grupo, Criação Colaborativa, escrito por Roberto de Abreu (in memorian). O livro apresenta a pesquisa de mestrado do autor defendida junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA, em 2009. O escritor, buscou evidenciar como o ‘encontro’ é substancial para o fazer teatral, levado às últimas consequências pela tríade: teatro de grupo, criação colaborativa e dramaturgia da sala de ensaio.  Para tanto o autor, explanou sobre as noções de ‘teatro de elenco’ e ‘teatro de grupo’, heranças teatrais no teatro de grupo atual, o Grupo de Teatro Finos Trapos e suas matizes de encenação.

O Projeto Abrigo e Morada – ano II é uma proposta de manutenção continuada que foi contemplada no Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais, da Fundação Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Compõe ainda o projeto, oficinas artísticas, estreia de espetáculos, seminário e lançamento de livros.

Agenda

O quê: Seminário Fazer Pensar│Arte Cênicas

Quando: 25 de agosto, das 9 às 17 horas

Onde: Evoé Casa de Criação

Endereço: Largo dos Aflitos, nº. 03 – Edf, Santa Helena – 1º andar – Salvador

Maiores informações: www.grupofinostrapos.com

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113486 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]