Feira de Santana: Governo Martins inicia campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

Vacinas contra sarampo aplicadas em unidades de saúde de Feira de Santana.
Vacinas contra sarampo aplicadas em unidades de saúde de Feira de Santana.
Vacinas contra sarampo aplicadas em unidades de saúde de Feira de Santana.
Vacinas contra sarampo aplicadas em unidades de saúde de Feira de Santana.

As unidades de saúde de Feira de Santana estão devidamente abastecidas para a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo, que tem início na próxima segunda-feira (06/08/2018). Esta semana o município recebeu 40 mil doses da vacina oral da poliomielite e 25 mil doses da vacina tríplice viral – outras remessas deverão ser entregues ao longo do mês.

A campanha prossegue até 31 de agosto. No dia 18 acontece o “dia D” de mobilização nacional. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95%, correspondente a 33.751 crianças. Devem ser levadas aos postos crianças que com idade entre um a quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Injetável e em gotinhas

“As crianças com idade menor que dois anos, levadas pela primeira vez pelos pais, estarão recebendo a vacina injetável. A vacina oral (gotinha) será disponibilizada para crianças que já iniciaram o esquema vacinal da poliomielite. Já no caso da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, só existe disponível injetável”, esclarece a referência técnica em imunização, Carlos Henrique Valverde.

Para melhor orientar os pais e responsáveis, os profissionais de saúde estarão realizando uma triagem na sala de vacina. “Todos os profissionais foram treinados e capacitados para estarem avaliando a caderneta vacinal e orientando sobre o imunizante adequado para cada criança”, ressalta.

Vacina também para jovens e adultos

Mesmo o foco da campanha sendo as crianças, a vacina contra poliomielite e sarampo está disponível durante todo o ano para pessoas com idade entre 12 e 49 anos que não se vacinaram durante a infância.

“São administradas duas doses com intervalo de 30 dias para o público de 12 a 29 anos. Já os adultos com idade entre 30 e 49 anos necessitam apenas de uma dose”, informa.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106729 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]