Feira de Santana: donos de cães e gatos destacam importância da vacinação antirrábica

Campanha de vacinação Antirrábica.
Campanha de vacinação Antirrábica.
Campanha de vacinação Antirrábica.
Campanha de vacinação Antirrábica.

“Peraê, Avelan”, ordenava Isaac Magalhães, ao golden retriever de seis meses, que estava nervoso por enfrentar a agulha da vacina pela primeira vez, no posto de vacinação montado na Secretaria de Saúde. “Pronto, rapaz”, disse o dono, depois do animal ser imunizado.

Além de Avelan, Baby, Pititinga, Marley e outras dezenas de cães e gatos receberam o imunizante neste sábado (11/08/2018), em mais um dia de vacinação. “Vacinar é importante porque garante boa saúde para estes animais”, disse o dono de Avelan, que apresentou a caderneta de vacinação devidamente preenchida.

Com mais de 12 anos, Baby se mostrou tranquilo ante o vacinador, mesmo depois de dois anos sem tomar o imunizante. “Vacinar contra a raiva é importante porque livra os animais desta doença e previne nos humanos”, reconhece a dona do cão, Ana Lúcia Souza.

O próximo sábado, 18, será mais um ‘Dia D’ de vacinação de cães e gatos contra raiva, na zona urbana de Feira de Santana. Os donos destes animais terão 34 locais para leva-los para tomar o imunizante, que é a única maneira de evitar a doença, que é letal e que pode contaminar humanos – também letal, se não devidamente tratada.

A vacinação será encerrada às 17 horas. Até o dia 4, segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonose, a veterinária Mirza Cordeiro, mais de 36 mil cães e gatos já foram imunizados. A meta no município é vacinar 70 mil animais. A campanha vai ser encerrada no dia 20.

Na próxima semana a vacinação vai ser intensificada na zona rural, com as equipes percorrendo distritos e povoados. Mas, de acordo com a coordenadora, o posto fixo no CCZ – à Avenida Eduardo Fróes da Motta, Pedra do Descanso, vai funcionar normalmente.

A campanha está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Centro Municipal de Controle de Zoonoses. “A boa saúde dos animais, de estimação ou não, está condicionada à vacinação contra a raiva, que é gratuita”.

O CCZ não registra caso da doença desde 2004, mas, diz Mirza Cordeiro, as pessoas devem procurar os locais de vacinação, por ser o imunizante um dos mais importantes para a boa saúde destes animais. Caso haja suspeita de raiva animal, os donos devem ligar para o telefone do Centro de Zoonozes.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.