Feira de Santana: 2º dia de CIDEM traz palestras e minicursos sobre desastres mundiais

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
III Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM) ocorre em Feira de Santana.
III Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM) ocorre em Feira de Santana.

Novas tecnologias para identificação de vítimas, inovadores softwares de armazenamentos de dados, métodos de identificação de desastres e protocolo de atenção em situações de emergência. Estes são alguns dos assuntos abordados no segundo dia do III Congresso Internacional de Desastres em Massa – CIDEM.

Realizado em salas e laboratórios da UNEF e também no espaço de eventos Olimpo, o III CIDEM conta com uma participação expressiva de profissionais da área de saúde e segurança que visam aperfeiçoar suas habilidades e conhecer ainda mais sobre suas posturas em situações de desastres.

Na manhã desta sexta-feira (24/08/2018), foram realizados diversos minicursos, mesas-redondas e palestras. Mais uma vez, profissionais de 65 instituições, tais como as Polícias Rodoviária Federal, Federal, Civil e Militar; Forças Armadas, Bombeiros, Ibama e Interpol, entre outras estiveram presentes. Nesta edição do CIDEM estão participando representantes de 14 países e cerca de 3 mil pessoas.

Um dos palestrantes do evento, Dr. Alexandre Rafael Deitos, perito criminal da Polícia Federal e representante da Interpol no Brasil, destacou a importância da realização de eventos como o CIDEM. Segundo o perito, os protocolos de atendimento devem ser seguidos por todas as instituições, desde aquelas que atuam no resgate imediato, como aquelas que agem posteriormente, durante as investigações.

Alexandre classificou como fundamental a troca de informações proporcionada pelo evento. De acordo com ele, a prevenção é essencial para que o trabalho nas situações de desastres seja eficiente. Outro ponto destacado por Alexandre foi a abordagem do Protocolo Interpol em palestras e discussões. Segundo ele, o protocolo funciona como uma espécie de guia, e deve ser seguido por organizações de todo mundo, de forma que exista uma uniformidade na coleta de dados e posterior análise e identificação de vítimas.

O III CIDEM acontece nesta sexta-feira (24) na UNEF e no auditório do Olimpo. Já no sábado, último dia de evento, será realizada uma grande simulação de desastre em 4 cenas, que serão recriadas na Fundação de Apoio Ao Menor de Feira de Santana (FAMFS). O evento está previsto para começar no sábado às 8:30h.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121604 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.