EUA: “Extorsão” comercial do presidente Donald Trump não vai funcionar, diz mídia estatal da China

Donald John Trump, presidente dos Estados Unidos da América (EUA).
Donald John Trump, presidente dos Estados Unidos da América (EUA).
Donald John Trump, presidente dos Estados Unidos da América (EUA).
Donald John Trump, presidente dos Estados Unidos da América (EUA).

A mídia estatal chinesa criticou nesta segunda-feira a política comercial do presidente norte-americano, Donald Trump, em ataque pessoal incomum e tentou tranquilizar os investidores preocupados com a economia da China, já que preocupações com o crescimento prejudicaram seus mercados financeiros.

Os meios de comunicação estritamente controlados da China frequentemente repreendem os Estados Unidos e o governo Trump à medida que o conflito comercial aumenta, mas eles têm evitado visar especificamente Trump.

As últimas críticas da edição internacional do jornal Diário do Povo, do Partido Comunista, destacaram Trump, dizendo que ele estava estrelando em seu próprio “estilo enganoso de extorsão e intimidação”.

O posição de Trump de que os outros joguem junto com seu drama é um “desejo”, trouxe um comentário na primeira página do jornal, argumentando que os Estados Unidos aumentaram o atrito comercial com a China e transformaram o comércio internacional em um “jogo de soma zero”.

“Governar um país não é como fazer negócios”, trouxe o jornal, acrescentando que as ações de Trump põem em perigo a credibilidade nacional dos Estados Unidos.

A disputa acirrada entre as duas maiores economias do mundo enfureceu os mercados financeiros, incluindo ações, moedas e o comércio global de commodities, da soja ao carvão nos últimos meses.

No mês passado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que a escalada dos conflitos comerciais decorrentes das ações tarifárias norte-americanas contra seus parceiros comerciais ameaça atrapalhar a recuperação econômica global.

*Com informações da Agência Reuters.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114963 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.