Empreendimentos selecionados no edital de Alianças Produtivas se reúnem em Feira de Santana

Empreendimentos selecionados no edital de Alianças Produtivas se reúnem em Feira de Santana.
Empreendimentos selecionados no edital de Alianças Produtivas se reúnem em Feira de Santana.
Empreendimentos selecionados no edital de Alianças Produtivas se reúnem em Feira de Santana.
Empreendimentos selecionados no edital de Alianças Produtivas se reúnem em Feira de Santana.

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), realiza um encontro até sexta-feira (24/08/2018), em Feira de Santana, com empreendimentos da agricultura familiar, contempladas no edital de Alianças Produtivas Territoriais. O objetivo é pactuar procedimentos, prazos e ações prioritárias constantes nos convênios a serem firmados para a implementação dos projetos e fortalecimento das Alianças Produtivas com o setor privado.

O edital selecionou 52 empreendimentos da agricultura familiar. O total de investimento é de R$ 60 milhões, provenientes do projeto Bahia Produtiva, que visa estimular o crescimento produtivo do segmento. O Alianças Produtivas tem como foco a relação comercial das cooperativas da agricultura familiar com compradores do setor privado, incentivando a inclusão no mercado e atraindo empresas privadas para as oportunidades de negócios.

De acordo com o secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, o encontro busca mobilizar os representantes dos empreendimentos, juntamente com a equipe técnica da secretaria, na construção de um ambiente propício, para que as cooperativas, por meio das suas bases de produção, se consolidem no mercado, associando-se a iniciativas privadas que já estão estabelecidas. São 5.747 famílias representadas por esses 52 empreendimentos.

Exemplo

Experiências de Aliança Produtiva foram apresentadas na abertura do encontro, nesta quarta (22). Uma delas é a da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), do Território de Identidade Baixo Sul. De acordo com o diretor executivo da cooperativa, Ailton Pereira, nos últimos 10 anos, a Coopatan investiu na profissionalização do quadro de funcionários, que são remunerados com o faturamento do empreendimento.

Além de produzir e comercializar produtos in natura, a Coopatan já possui uma linha de produtos processados, a exemplo da tapioca para preparo do beiju e diversas modalidades de bananas chip. A previsão é de que sejam lançados novos produtos no início do próximo ano, como os chips de aipim e batata doce, além da pesquisa para o desenvolvimento de uma linha de produtos funcionais.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que o objetivo do edital é promover uma relação justa, para que ambas as partes, empreendimentos da agricultura familiar e empresários, possam construir negócios sustentáveis. “As Alianças Produtivas estarão alinhadas a outras ações do Estado, a exemplo da implantação de Armazéns da Agricultura Familiar e Economia Solidária e apoio à Feiras”, afirmou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112616 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]