Eleições 2018: Mais de 300 pessoas compareceram ao FESTIVOTE 2018

Entidades participantes do Pacto pela Democracia.
Entidades participantes do Pacto pela Democracia.
Entidades participantes do Pacto pela Democracia.
Entidades participantes do Pacto pela Democracia.

Mais de 300 pessoas participaram do FESTIVOTE 2018, um evento inédito realizado em São Paulo pelo Pacto Pela Democracia que apresentou, domingo (19/08/2018), ações da sociedade civil com o objetivo de melhorar as eleições de outubro. Ao todo, 35 iniciativas expuseram seus trabalhos. O festival teve uma tarde inteira de palestras, vivências e oficinas feitas por iniciativas da sociedade civil que têm como objetivo melhorar a democracia nacional.

“O evento mostrou que a sociedade civil está ativa, engajada e pulsante”, diz Pedro Kelson, organizador do evento. Todas as ações apresentadas foram idealizadas e executadas por organizações da sociedade civil. Ou seja, não foi um palanque para candidatos(as) ou partidos, nem para qualquer outro tipo de interesse privado. O foco era a utilidade pública, a garantia de que cada um(a) de nós encontre inspiração para mudar a forma de encarar a política, as eleições e este momento decisivo no Brasil.

Durante a tarde toda, debates, palestras e exposições mostraram iniciativas que: ajudam a encontrar o candidato de acordo com os ideais de cada eleitor, inclui a representatividade por meio do voto, destacam importância dos cidadãos no monitoramento do legislativo, colocam estratégias para demandar compromisso dos candidatos, procuram combater as fake news (ou desinformação), procuram melhorar a democracia por meio da reforma política.

Diversos veículos da mídia de alcance nacional estiveram presentes. Entre eles, a GloboNews fez uma matéria ao vivo destacando a diversidade e a representatividade por meio do voto. O Catraca Livre destacou no seu site. O Metrópoles abordou o uso de app para melhorar a escolha do candidato. E Ricardo Borges Martins, secretário-executivo do Pacto pela Democracia, deu uma entrevista sobre o evento para a rádio CBN.

Sobre o Pacto pela Democracia

O Pacto pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira voltada à defesa da preservação e do revigoramento da vida política e democrática no país. Formado a partir da ação de um arco amplo e plural de 75 organizações atualmente, movimentos e atores comprometidos com esse objetivo fundamental, o Pacto busca afirmar um espaço comum para a expressão desse compromisso por todos identificados com ele. Também para a soma de esforços para sustentá-lo e impulsioná-lo diante do momento desafiador vivido pelo país. Cidadãos, organizações e políticos podem participar. Saiba mais: www.pactopelademocracia.org.br/participe .

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110942 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]