Eleições 2018: Com 24% de menções, Partido dos Trabalhadores é o preferido da população, aponta pesquisa DataFolha

Partido dos Trabalhadores é o preferido da população, aponta pesquisa DataFolha.
Partido dos Trabalhadores é o preferido da população, aponta pesquisa DataFolha.
Partido dos Trabalhadores é o preferido da população, aponta pesquisa DataFolha.
Partido dos Trabalhadores é o preferido da população, aponta pesquisa DataFolha.

A preferência pelo Partido dos Trabalhadores (PT) é a maior entre todos os partidos brasileiros, chegando a 24% da população, segundo informou o Datafolha. Esse foi o melhor desempenho do PT desde maio de 2014, quando 23% do eleitorado tinha simpatia pelo partido.

O movimento acompanha a liderança disparada de Lula nas pesquisas eleitorais, com 39% das intenções de votos, conforme divulgou o mesmo instituto.

A farsa judicial que mantém Lula como preso político e os interesses espúrios que levaram ao golpe jurídico-parlamentar de 2016 vão ficando cada vez mais claros para a população.

A soma de todos os outros partidos não chega perto da preferência pelo PT. Empatados em segundo lugar, PSDB e MDB foram citados por apenas 4% dos entrevistados.  PDT, PSB e PSOL tiveram 1% dos votos. As demais siglas não pontuaram.

O Datafolha realiza esse modelo de pesquisa desde 1989. Na série histórica, a maior parcela da população sempre declarou não ter preferência partidária. Nesta última sondagem, porém, houve queda nesse grupo. Eram 64% em junho, agora são 52%.

O PT é o partido preferido dos brasileiros desde 1999. Teve seu melhor desempenho em abril de 2012, no primeiro mandato de Dilma Rousseff, quando foi mencionado por 31% dos entrevistados.

O PT tem preferência acima da média nas regiões Nordeste (34%) e Norte (32%). Fica abaixo no Sul (17%), Centro-Oeste (17%) e Sudeste (20%). Nas cinco regiões a sigla mantém a liderança. Nos principais colégios eleitorais do país, São Paulo e Minas Gerais, o PT alcança 20% e 24%, respectivamente. Em Pernambuco a preferência pelo PT chega a 34%, o dobro da registrada no Rio de Janeiro (17%).

O Datafolha ouviu 8.433 pessoas em 313 municípios, de 20 a 21 de agosto. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa é uma parceria da Folha e da TV Globo e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR 04023/2018.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]