Edição 2018 da Festa Literária de Mucugê terá programação de literatura, música e teatro para o público infantil

Edição 2018 da Festa Literária de Mucugê (FLIGÊ) conta com ampla programação.
Edição 2018 da Festa Literária de Mucugê (FLIGÊ) conta com ampla programação.
Edição 2018 da Festa Literária de Mucugê (FLIGÊ) conta com ampla programação.
Edição 2018 da Festa Literária de Mucugê (FLIGÊ) conta com ampla programação.

Valorizando a imaginação e a criatividade infantil, a Feira Literária de Mucugê vai incentivar o encontro da criança com o livro e diferentes linguagens artísticas. Na Fligezinha, apresentações de música, teatro, cinema e artes plásticas vão convergir para o mundo encantado da literatura infantil, compondo um cenário de educação literária e formação humana. A feira que acontece de 16 a 19 de agosto é uma realização do Instituto Conquistense de Inclusão Social e do Estado da Bahia, e conta com o patrocínio do Governo Federal.

Com três dias de atividades, de 17 a 19 de agosto de 2018, o público da Fligezinha poderá participar de atividades como contação de histórias por autoras de livros infantis, bate-papo literário, espetáculos teatrais, shows musicais, lançamento de livros, exibição de filmes, brincadeiras e muitas intervenções artísticas.

Desde a sua primeira edição, a Fligê propõe o encontro das crianças com o universo literário. Para 2018, a programação se expandiu, tanto na diversidade de atrações como em número de atividades, que acontecerão na sede de Mucugê e na Vila de Igatu.

O encontro da criança com o escritor de livro é um convite para provocar o gosto pela leitura e potencializar a geração de novos talentos. Nesta edição da Fligezinha, participam os escritores Lilia Gramacho (Salvador), Maurício Meirelles (Belo Horizonte), Luciana Silva (Vitória da Conquista), Palmira Heine (Salvador) e Domenik Suelle (Novo Horizonte/Chapada Diamantina), que irão lançar seus livros e conversar com as crianças sobre suas histórias.

Musical infantil

No teatro, compõe a programação a peça Raul, Lira e o Incrível Livro da Capa Azul, da Cia de Teatro CazAzul, que conta a história de dois priminhos que descobrem, após ficarem sem internet, um livro num baú de coisas da avó e dão asas à imaginação. O grupo também será responsável pela animação e brincadeiras infantis da Fligezinha com o elenco do NumCa.

Para a programação ficar ainda mais especial, a Fligezinha será encerrada pela cantora Badi Assad, que apresentará o seu espetáculo musical infantil Cantos de Casa. Durante sua apresentação, Badi convida as crianças para brincar, transformando objetos comuns em instrumentos musicais.

A proposta de Cantos de Casa é mostrar para os pequenos como a vida cotidiana e a nossa casa são repletos de música, conduzindo as crianças pela sua própria rotina, para descobrir esse ambiente criativo e cheio de sonoridade. Um show que usa também a linguagem teatral, dentro de uma casa imaginária, cheia de música e brincadeiras.

As escolas de Mucugê, creches e turmas da educação infantil também têm seu lugar na programação na Fligezinha com apresentações teatrais, quadrilhas e produtos de oficinas literárias.

“Garantir o direito da leitura literária à criança é firmar compromissos com a imaginação e a curiosidade como expressões de criatividade infantil que devem ser valorizadas com formatos artísticos que exploram esse universo inventivo”, destaca a curadora da Fligê, a professora Ester Figueiredo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]