Cursos preparatórios do III CIDEM são realizados na Universidade Estadual de Feira de Santana

Cursos preparatórios do III Congresso Internacional de Desastre em Massa.
Cursos preparatórios do III Congresso Internacional de Desastre em Massa.
Cursos preparatórios do III Congresso Internacional de Desastre em Massa.
Cursos preparatórios do III Congresso Internacional de Desastre em Massa.

Os cursos preparatórios do III Congresso Internacional de Desastre em Massa (CIDEM), servem para alinhar as ações que serão desenvolvidas durante o evento, que acontece dessa quinta-feira (23/08/2018), até o sábado, 25. Teórico-práticos, os cursos acontecem até esta quarta-feira, 22, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Na terça-feira foram realizados ‘Atualizações no atendimento ao trauma’, ‘APH tático de emergência’, ‘NR 20’ e ‘NR 10 e NR 35’. Nesta quarta-feira, ‘Emergências médicas na prática odontológica’, ‘Transporte médico’, ‘Resgate na selva’, ‘Perícia em desastre’ e ‘Emergências’ ‘químicas’.]

O coordenador do Cidem, Jeidson Marques, diz que profissionais experientes participarão como facilitadores destes cursos, como Jorge Carrasco (Emergências químicas), Guataçara (Resgate na selva), entre tantos outros.

Resgate simulado de feridos

“Teremos as presenças da Polícia Militar, que fará uma apresentação da técnica usada para resgatar feridos em área de confronto e de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal que fará o resgate simulado de feridos em acidentes”, disse Jeidson Marques.

O auditor do Ministério do Trabalho, Jilney Esperidião, e o engenheiro ambiental Sérgio Aras, e o especialista Carlos Thadeu, foram os facilitadores no curso NR 20, que trata da segurança e o trabalho com inflamáveis e combustíveis.

Eles explicam que a fiscalização e aplicação da Norma Regulamentadora é planejada e que a prioridade da fiscalização é a denúncia. “Algumas aplicações da NR podem ser vistas nos postos de combustíveis, como o quebra-molas colocados à entrada destes estabelecimentos”, disse o auditor Jilney.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110000 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]